Avançar para o conteúdo principal

Quadrados de Dominó

 Título:  
Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor


Descrição geral: 
Os alunos organizam-se em grupos de 4;
Recebem uma folha com peças de dominó;
Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre;
Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual.
Ideias para recursos úteis:
Decompor números.


Motivação para os alunos:
A atividade exige concentração e trabalho em equipa;
A tentativa e erro motiva a procura da solução.

Preparar:
Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho;
Verificar se o dominó tem todas as peças.

Inspirar: 
Informar que é um desafio;
Apelar ao trabalho em equipa;
Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conseguiu realizar.
Orientar: 

Em alguns casos, o professor pode dar um exemplo.
Avaliar:

Comparar os diferentes trabalhos e as diferentes possibilidades de execução;
Fazer uma autoavaliação sobre o desempenho dos diferentes grupos grupo.

Resultado final:
O professor pode fotografar os resultados dos alunos e divulgar;
Os alunos podem colar "quadrados de dominó" num cartaz e expor.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Método de Singapura

" A "Matemática de Singapura" é um método de ensino desenvolvido em 1982 por docentes em Singapura. Desde sua criação, ele é utilizado em escolas de diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos. O método se concentra no desenvolvimento de uma compreensão dos conceitos antes de se ensinar os procedimentos, utilizando tanto uma abordagem visual e prática, combinação que enfatiza um entendimento melhor dos números e fortalece a solução de problemas." ( https://pt.wikihow.com/Ensinar-a-Matem%C3%A1tica-de-Cingapura ) https://youtu.be/mMp_PdI6G6U