Avançar para o conteúdo principal

Tânia - Atividade 2 - Figuras simétricas

Nome: Figuras simétricas (Atividade do colega)

Ano de escolaridade: 2º ano

Materiais:
Miras, espelhos, folhas de papel cavalinho A4 e A5 , lápis de cor e canetas de feltro.

Conteúdos:
Construção de figuras com eixo de simetria.

Metas a atingir:
GM2 – 2.12 – Completar figuras planas de modo que fiquem simétricas relativamente a um eixo previamente fixado, utilizando dobragens, papel vegetal, etc.

Fotografias:









Reflexão:
Pedi aos alunos que escrevessem os seus nomes nas folhas A5 com letra de imprensa maiúscula. De seguida colocámos as folhas com os nomes em frente aos espelhos para que eles pudessem ver o que acontecia com o nome de cada um. Todos verificaram que os seus nomes ficavam escritos ao contrário no reflexo do espelho.
Perguntei-lhes se isso aconteceria com todos os nomes e eles começaram por dizer que sim, entretanto questionei-os sobre o nome da professora Ana, e após escrevermos numa folha e colocarmos em frente ao espelho verificaram que afinal há nomes que ficam iguais quando reflectidos no espelho.
Posteriormente pedi-lhes que pintassem uma figura simétrica à dada, em relação ao eixo de simetria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Método de Singapura

" A "Matemática de Singapura" é um método de ensino desenvolvido em 1982 por docentes em Singapura. Desde sua criação, ele é utilizado em escolas de diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos. O método se concentra no desenvolvimento de uma compreensão dos conceitos antes de se ensinar os procedimentos, utilizando tanto uma abordagem visual e prática, combinação que enfatiza um entendimento melhor dos números e fortalece a solução de problemas." ( https://pt.wikihow.com/Ensinar-a-Matem%C3%A1tica-de-Cingapura ) https://youtu.be/mMp_PdI6G6U

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...