Avançar para o conteúdo principal

Guilherme - Atividade 2 Tratamento de Dados/Multiplicação


Atividade: 


"Multiplicação Algoritmos/Tratamento de Dados"


Ano de Escolaridade: 3º ano

Materiais:


- Códigos QR com os algoritmos  colocados na sala.
- Ficha para a resolução dos cálculos e tratamentos de dados.
- Equipamentos digitais tablet/ telemóvel.

Conteúdos:

NO3

Multiplicação de números naturais
- Tabuadas;
- Algoritmo da multiplicação;

OTD3

Representação e tratamento de dados

- Frequência absoluta.


Metas a atingir:


Multiplicação

7.1 - Saber de memória as tabuadas do 7, do 8 e do 9;

7.8 - Multiplicar quaisquer dois números cujo produto seja inferior a um milhão, utilizando da multiplicação;

Representação e tratamento de dados

3.2 - Resolver problemas envolvendo a organização de dados por categorias/classes e a respetiva representação de uma forma adequada.




Registo Fotográfico :














Reflexão:


Os alunos procederam à recolha de algoritmos de multiplicação através da leitura de códigos QR.
Antes de realizar os algoritmos identificaram e realizaram as tabuadas necessárias para a resolução do cálculo.

Após a resolução das tabuadas, foi feito um levantamento dos resultados das mesmas.
Seguidamente, foi proposto aos alunos, para realizarem um gráfico de barras de modo a aferir os resultados e identificar as tabuadas em que revelaram mais dificuldades.

Após a realização do gráfico procederam à resolução do algoritmo.

Os alunos apresentaram os resultados com um pequeno debate, percebendo em que tabuadas tinham mais dificuldades. 

A turma envolveu-se de forma positiva na atividade.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Método de Singapura

" A "Matemática de Singapura" é um método de ensino desenvolvido em 1982 por docentes em Singapura. Desde sua criação, ele é utilizado em escolas de diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos. O método se concentra no desenvolvimento de uma compreensão dos conceitos antes de se ensinar os procedimentos, utilizando tanto uma abordagem visual e prática, combinação que enfatiza um entendimento melhor dos números e fortalece a solução de problemas." ( https://pt.wikihow.com/Ensinar-a-Matem%C3%A1tica-de-Cingapura ) https://youtu.be/mMp_PdI6G6U

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...