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Tânia - Atividade 5 - Resolução de problemas


Nome: Resolução de problemas

Ano: 1º Ano

Materiais: Folhas A3, folhas A5, lápis de cera, lápis de cor, tesoura, quadro interativo, computador.

Conteúdos:
Problemas de um passo envolvendo situações de juntar e acrescentar.
Localização e orientação no espaço: relações de posição e alinhamentos de objetos e pontos.

Metas:
NO1 - 4.1 - Resolver problemas de um passo envolvendo situações de juntar ou acrescentar.
GM1 - 1.1 - Utilizar corretamente o vocabulário próprio das relações de posição de dois objetos.
GM1 - 1.3 - Reconhecer que se um objeto estiver à frente de outro então o primeiro está mais perto do observador e utilizar corretamente as expressões «mais perto» e «mais longe».
GM1 - 1.4 - Identificar alinhamentos de três ou mais objetos (incluindo ou não o observador) e utilizar adequadamente neste contexto as expressões «situado entre», «mais distante de», «mais próximo de» e outras equivalentes.

Fotografias:










Reflexão:
Para a realização desta atividade comecei por pedir aos alunos que desenhassem numa folha A3 um rio que atravessasse o meio da folha. De cada lado do rio deveriam desenhar as margens. Pedi ainda que desenhassem na folha A5 um lobo, um pastor, uma ovelha e uma couve para depois recortarem. De seguida fiz três grupos de trabalho, e utilizando os materiais que construíram deveriam resolver o seguinte problema:
Um pastor quer transportar uma ovelha, um lobo e uma couve para a outra margem do rio com um pequeno barco. O barco só tem espaço para ele e para um destes elementos; o lobo não pode ficar sozinho com a ovelha, e esta não pode ficar sozinha com a couve. Pode fazer as viagens que quiser com o barco.
Os alunos evidenciaram bastante dificuldade na resolução deste problema, e mesmo tendo os bonequinhos que poderiam movimentar livremente foi-lhes bastante difícil chegar a uma conclusão. Para os ajudar a ultrapassar esta dificuldade fomos resolver esse mesmo problema no site “http://www.plastelina.net/”. Após a 1ª resolução em conjunto no quadro interativo, houve vários alunos que perceberam a lógica do problema e conseguiram posteriormente resolvê-lo sem ajuda. Resolveram ainda outros problemas no site atrás referido.
Como os alunos acabaram por demorar um pouco mais na resolução deste exercício as outras duas situações problemáticas foram realizadas apenas oralmente. Apesar disso, alguns alunos conseguiram identificar várias estratégias para a resolução do mesmo problema e explicitaram-nas aos restantes colegas.

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