Nome: Resolução
de problemas
Ano: 1º
Ano
Materiais: Folhas A3, folhas A5, lápis de cera, lápis de cor, tesoura, quadro
interativo, computador.
Conteúdos:
Problemas de um passo envolvendo situações de juntar e
acrescentar.
Localização e orientação no espaço: relações de posição e
alinhamentos de objetos e pontos.
Metas:
NO1 - 4.1 - Resolver problemas de um passo envolvendo situações de
juntar ou acrescentar.
GM1 - 1.1 - Utilizar corretamente o vocabulário próprio das relações
de posição de dois objetos.
GM1 - 1.3 - Reconhecer que se um objeto estiver à frente de outro
então o primeiro está mais perto do observador e utilizar corretamente as
expressões «mais perto» e «mais longe».
GM1 - 1.4 - Identificar alinhamentos de três ou mais objetos
(incluindo ou não o observador) e utilizar adequadamente neste contexto as
expressões «situado entre», «mais distante de», «mais próximo de» e outras
equivalentes.
Fotografias:
Reflexão:
Para a realização desta atividade comecei por pedir aos alunos que
desenhassem numa folha A3 um rio que atravessasse o meio da folha. De cada lado
do rio deveriam desenhar as margens. Pedi ainda que desenhassem na folha A5 um
lobo, um pastor, uma ovelha e uma couve para depois recortarem. De seguida fiz três
grupos de trabalho, e utilizando os materiais que construíram deveriam resolver
o seguinte problema:
Um pastor quer transportar uma ovelha, um lobo e uma couve para a
outra margem do rio com um pequeno barco. O barco só tem espaço para ele e para
um destes elementos; o lobo não pode ficar sozinho com a ovelha, e esta não
pode ficar sozinha com a couve. Pode fazer as viagens que quiser com o barco.
Os alunos evidenciaram bastante dificuldade na resolução deste
problema, e mesmo tendo os bonequinhos que poderiam movimentar livremente
foi-lhes bastante difícil chegar a uma conclusão. Para os ajudar a ultrapassar
esta dificuldade fomos resolver esse mesmo problema no site “http://www.plastelina.net/”. Após a 1ª resolução em conjunto no quadro
interativo, houve vários alunos que perceberam a lógica do problema e
conseguiram posteriormente resolvê-lo sem ajuda. Resolveram ainda outros
problemas no site atrás referido.
Como os alunos acabaram por demorar um pouco mais na resolução
deste exercício as outras duas situações problemáticas foram realizadas apenas
oralmente. Apesar disso, alguns alunos conseguiram identificar várias
estratégias para a resolução do mesmo problema e explicitaram-nas aos restantes
colegas.
Comentários
Enviar um comentário