Avançar para o conteúdo principal

Eloísa - 4 - Problemas

Situação Problema - 3º ano

Conteúdo: 

  • Multiplicação
Metas a atingir: 
  • Multiplicar números naturais.
  • Resolver problemas de até três passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório. 
Materiais: 
  • Ficha de trabalho com o problema (3 versões diferentes); 
  • Folhas brancas para apresentarem as soluções, 
  • Lápis de carvão; lápis de cor; borracha e canetas de feltro.
Duração:
  • Preparação da atividade: 1h30m;
  • Realização da atividade: 1ª aula (1h30m); 2ª aula (2 horas).

Fotos da atividade:








Reflexão:
Este tipo de atividade com situação-problema foi vista pelos alunos como um grande desafio. Sentiram alguma dificuldade em mobilizar os conhecimentos e passá-los para o papel seguindo as regras de “não poder usar números, letras nem símbolos matemáticos”! Verificou-se que a maioria conseguiu realizar os esquemas/desenhos para conseguir obter uma resposta. Quando foram ao quadro apresentar as suas soluções, e lhes foram colocadas algumas questões pelos colegas, a maioria não conseguiu responder logo à primeira. Nesta fase  da apresentação, houve uma intervenção da professora no sentido de orientar o alunos para que estes compreendessem a matemática que estavam a fazer e pudessem responder aos colegas. Sentiu-se que os alunos que estavam a ver as apresentações dos colegas, estavam muito atentos e que, muitas vezes, perceberam o erros existentes e questionaram os colegas. Os alunos que estavam a apresentar, após as intervenções, conseguiram superar o seu próprio erro e corrigi-lo. No final, os alunos referiram que a atividade foi gira mas que sentiram dificuldade em realizá-la, disseram, também, que foi mais uma forma de trabalharem os problemas e pensarem em como resolvê-los. Acharam interessante verificar as diferentes estratégias de cada um para  resolver o mesmo problema e que, como gostam de desenhar e de Matemática, esta atividade deu-lhes a oportunidade de juntar tudo! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Método de Singapura

" A "Matemática de Singapura" é um método de ensino desenvolvido em 1982 por docentes em Singapura. Desde sua criação, ele é utilizado em escolas de diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos. O método se concentra no desenvolvimento de uma compreensão dos conceitos antes de se ensinar os procedimentos, utilizando tanto uma abordagem visual e prática, combinação que enfatiza um entendimento melhor dos números e fortalece a solução de problemas." ( https://pt.wikihow.com/Ensinar-a-Matem%C3%A1tica-de-Cingapura ) https://youtu.be/mMp_PdI6G6U

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...