Avançar para o conteúdo principal

Sumários



Sumários

1.ª sessão - 4-12-2017

- Apresentação da com recurso ao "Emaze";
- Metodologia Ativa: "Sala de aula invertida" e "MBP";
- Apresentação do "Biteable";
- Tarefa com frações.

2.ª sessão - 11-12-2017
- Inscrição na plataforma eTwining";
- Elaboração de um projeto;
- Planificação de uma atividade;
- Tarefa com um dominó - quadrado de dominó;

3.ª sessão - 4-01-2018
- Exploração da plataforma do "eTwinnig", "etWinning Live e Twinispaces";
- Inscrição na plataforma "eTwining";
- Tarefa com frações - medir com o "TIX";

4.ª sessão - 18-01-2018

Exploração do ARTMINI;
Padlet - apresentação;
Publicação de informação no Padlet;
Tarefa: planificação de uma planificação, com o mesmo material didático, para os 4 anos de escolaridade.

5.ª sessão - 25-01-2018
Publicação dos projetos no eTwining;
Tarefa com material multibásico;
Tarefa com o "Mira";
"Metodologia de Singapura";
"Metodologia ABN".

6.ª sessão - 01-02-2018
Participação da ex-embaixadora do eTwining no Algarve;
Partilha de atividades aplicadas em sala de aula;
Exploração do site "PLastelina".

7.ª sessão - 08-02-2018
Partilha de atividades aplicadas em sala de aula;
Elaboração de um ábaco com Chirios;
Elaboração de uma "Roleta Pedagógica";
Apresentação do QRCode.

8.ª sessão - 15-02-2018
Tarefa com a divisão;
Criar um QR;
Tarefa com o QRCode;
Tarefa com áreas e perímetros;

9.ª sessão - 22-02-2018
Apresentação de atividades aplicadas em sala de aula;
Tarefa com a calculadora - "calculadora avariada";
Apresentação do Scratch;
Tarefa com o Scratch.

10.ª sessão - 01-03-2018

Apresentação de atividades aplicadas em sala de aula;
Exploração e experimentação da ferramenta "Plikers";
Exploração do Excel, como ferramenta do professor;
Atividade de promoção ao trabalho colaborativo, entre alunos.
11.ª sessão - 08-03-2018

12.ª sessão - 15-03-2018


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...