Situação Problema - 3º ano
Conteúdo:
- Multiplicação
Metas a atingir:
- Multiplicar números naturais.
- Resolver problemas de até três passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.
- Ficha de trabalho com o problema (3 versões diferentes);
- Folhas brancas para apresentarem as soluções,
- Lápis de carvão; lápis de cor; borracha e canetas de feltro.
Duração:
- Preparação da atividade: 1h30m;
- Realização da atividade: 1ª aula (1h30m); 2ª aula (2 horas).
Fotos da atividade:
Reflexão:
Este tipo de atividade com situação-problema foi vista pelos alunos como um grande desafio. Sentiram alguma dificuldade em mobilizar os conhecimentos e passá-los para o papel seguindo as regras de “não poder usar números, letras nem símbolos matemáticos”! Verificou-se que a maioria conseguiu realizar os esquemas/desenhos para conseguir obter uma resposta. Quando foram ao quadro apresentar as suas soluções, e lhes foram colocadas algumas questões pelos colegas, a maioria não conseguiu responder logo à primeira. Nesta fase da apresentação, houve uma intervenção da professora no sentido de orientar o alunos para que estes compreendessem a matemática que estavam a fazer e pudessem responder aos colegas. Sentiu-se que os alunos que estavam a ver as apresentações dos colegas, estavam muito atentos e que, muitas vezes, perceberam o erros existentes e questionaram os colegas. Os alunos que estavam a apresentar, após as intervenções, conseguiram superar o seu próprio erro e corrigi-lo. No final, os alunos referiram que a atividade foi gira mas que sentiram dificuldade em realizá-la, disseram, também, que foi mais uma forma de trabalharem os problemas e pensarem em como resolvê-los. Acharam interessante verificar as diferentes estratégias de cada um para resolver o mesmo problema e que, como gostam de desenhar e de Matemática, esta atividade deu-lhes a oportunidade de juntar tudo!
Comentários
Enviar um comentário