Avançar para o conteúdo principal

Material Multibásico (MAB)

 Título:  
Dividir com o MAB
                                               

Descrição geral: 
Fazem grupos de 4.
Cada grupo tem um conjunto de material multibásico.
É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material. 

Ideias para recursos úteis:
O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos.

Motivação para os alunos:

O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas.
O material assume um papel lúdico.
Preparar:

Proporcionar material suficiente para a realização da tarefa;
Treinar a troca de dezenas por unidades e de unidades por dezenas, a troca de dezenas por centenas e de centenas por dezenas;
Incentivar a partilha e a colaboração.

Inspirar: 
Apresentar exemplos de jogos;
Elogiar as pequenas aquisições;
Incentivar a realização da etapa seguinte e do aumento da dificuldade.
Divulgar o trabalho no Facebook da escola ou da turma ou na Classdojo.
Orientar: 
- ajudar os alunos a resolver as situações de empréstimo;
- incentivar as pequenas aquisições;
- ajudar o aluno a relacionar a atividade com a realização de aquisições anteriores;
- motivar para aprofundar o conhecimento.
Avaliar:
Expor o trabalho ao grupo-turma;
Compara os diferentes trabalhos e as diferentes possibilidades de execução;
Fazer uma autoavaliação sobre o desempenho do grupo.

Resultado final:







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...