Avançar para o conteúdo principal

Patrícia - Atividade 5 - Blocos Lógicos (atividade colaborativa)

Nome da atividade: Blocos Lógicos (atividade colaborativa)

Ano de escolaridade: 1.º / 2.º

Materiais: - Blocos lógicos;
                  - Imagens com composições geométricas;
                  - Lápis / Lápis de cor;
                  - Caderno diário;
                  - Quadro de giz;
                  - Folha de registo.

Conteúdos: Geometria e Medida – Figuras Geométricas
- Figuras planas: retângulo, quadrado, triângulo e respetivos lados e vértices, circunferência, círculo;
Quadriláteros (retângulo, quadrado e losango);
- Pentágonos e hexágonos;

Metas: Geometria e Medida – Figuras Geométricas
Reconhecer e representar formas geométricas
- Identificar, em objetos e desenhos, triângulos, retângulos, quadrados, circunferências e círculos em posições variadas e utilizar corretamente os termos «lado» e «vértice»;
- Identificar e representar pentágonos e hexágonos;
- Identificar figuras geométricas numa composição e efetuar composições de figuras geométricas.

                    




A aula começou com a identificação de cada uma das figuras que compõem os blocos lógicos (círculo, triângulo, quadrado, retângulo e hexágono) e as suas características (lados e vértices). Foi pedido aos alunos que fizessem o registo no caderno diário, contornando as figuras.
De seguida, foi distribuído um conjunto de três imagens, construídas apenas com figuras geométricas, e dado um código, em que cada figura tinha de ser pintada de uma cor. Após pintarem o desenho, os alunos tinham de contar e escrever quantas figuras de cada tinham pintado. Verificaram-se dificuldades em perceber que as rodas de um dos desenhos eram constituídas por dois círculos, um dentro de outro. Houve também alguns alunos que mostraram dificuldade em distinguir o quadrado do retângulo.
O desenho distribuído posteriormente já tinha outros elementos para além das figuras geométricas e os códigos foram alterados, de modo a manter a concentração.
Por último, os alunos puderam manipular livremente os blocos lógicos e fazer construções com eles, passando depois para uma folha branca, através do contorno das peças.
Notou-se que os alunos tiveram dificuldade em realizar construções com os blocos lógicos, talvez devido às suas vivências e por ser a primeira vez que manipularam o material. 
Uma das alunas demonstrou também grande dificuldade em fazer uma composição própria e, principalmente, em contornar as peças, mas era uma dificuldade previsível, uma vez que a aluna está ao nível dos grafismos pré-escrita.
Será pertinente fazer mais atividades com os blocos lógicos e depois voltar a pedir que façam composições com as figuras geométricas, de modo a avaliar a evolução.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...