Nome da atividade: Blocos Lógicos (atividade
colaborativa)
Ano de escolaridade: 1.º / 2.º
Materiais: - Blocos lógicos;
- Imagens com composições geométricas;
- Lápis / Lápis de cor;
- Caderno diário;
- Quadro de giz;
- Folha de registo.
Conteúdos: Geometria e Medida – Figuras
Geométricas
-
Figuras planas: retângulo, quadrado, triângulo e respetivos lados e vértices,
circunferência, círculo;
Quadriláteros
(retângulo, quadrado e losango);
-
Pentágonos e hexágonos;
Metas: Geometria e Medida – Figuras Geométricas
Reconhecer
e representar formas geométricas
- Identificar, em
objetos e desenhos, triângulos, retângulos, quadrados, circunferências e
círculos em posições variadas e utilizar corretamente os termos «lado» e
«vértice»;
- Identificar e
representar pentágonos e hexágonos;
- Identificar
figuras geométricas numa composição e efetuar composições de figuras
geométricas.
A aula começou com a identificação de
cada uma das figuras que compõem os blocos lógicos (círculo, triângulo,
quadrado, retângulo e hexágono) e as suas características (lados e vértices). Foi
pedido aos alunos que fizessem o registo no caderno diário, contornando as
figuras.
De seguida, foi distribuído um conjunto
de três imagens, construídas apenas com figuras geométricas, e dado um código,
em que cada figura tinha de ser pintada de uma cor. Após pintarem o desenho, os
alunos tinham de contar e escrever quantas figuras de cada tinham pintado.
Verificaram-se dificuldades em perceber que as rodas de um dos desenhos eram
constituídas por dois círculos, um dentro de outro. Houve também alguns alunos
que mostraram dificuldade em distinguir o quadrado do retângulo.
O desenho distribuído posteriormente já
tinha outros elementos para além das figuras geométricas e os códigos foram
alterados, de modo a manter a concentração.
Por último, os alunos puderam manipular
livremente os blocos lógicos e fazer construções com eles, passando depois para
uma folha branca, através do contorno das peças.
Notou-se que os alunos tiveram
dificuldade em realizar construções com os blocos lógicos, talvez devido às
suas vivências e por ser a primeira vez que manipularam o material.
Uma das alunas demonstrou também grande dificuldade em fazer uma composição própria e, principalmente, em contornar as peças, mas era uma dificuldade previsível, uma vez que a aluna está ao nível dos grafismos pré-escrita.
Será pertinente fazer mais atividades com os blocos lógicos e depois voltar a pedir que façam composições com as figuras geométricas, de modo a avaliar a evolução.
Uma das alunas demonstrou também grande dificuldade em fazer uma composição própria e, principalmente, em contornar as peças, mas era uma dificuldade previsível, uma vez que a aluna está ao nível dos grafismos pré-escrita.
Será pertinente fazer mais atividades com os blocos lógicos e depois voltar a pedir que façam composições com as figuras geométricas, de modo a avaliar a evolução.
Comentários
Enviar um comentário