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Dilar: Problemas

Resolução de problemas 

2º ano 

Este trabalho decorre da leitura do conto" O nabo gigante"
1.
Atividade : 1.Em trabalho a  pares,  os alunos descobrem quantas  sopas diferentes se podem fazer com 5 legumes , usando dois legumes  diferentes  e usando três legumes diferentes.   2. Os pares comunicam, à turma, as estratégias  seguidas.       


Conteúdo: - Resolução de problemas. Comunicação matemática.
 Meta: Resolver problemas de um ou dois passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.



















Reflexão: Este é um trabalho que os alunos estão habituados a fazer. Já conseguem arranjar várias estratégias de resolução do problema e organizar os passos seguidos. Muitos não usaram o desenho, já conseguem elaborar esquemas de representação.
Na comunicação das estratégias demonstram alguma facilidade em expor as suas ideias, mas ainda têm dificuldade em questionar os colegas, em discutir as soluções encontradas.
Na primeira situação apenas dois pares não acertaram nas combinações possíveis. Com três legumes foi mais difícil e nenhum par descobriu todas as soluções possíveis.

Após a discussão chegou-se à conclusão que um raciocínio organizado, (fazendo as combinações possíveis para cada legume) ajudou a descobrir todas as possibilidades e a 
não repetir ou esquecer nenhuma. 



Problema 2 


Partilhando sandes 

Conteúdo:    Resolver problemas de um passo envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento.
 Meta:  Dividir a unidade.

Descrição: 1.Em trabalho a  pares,  os alunos descobriram como repartir, em partes iguais, três sandes por quatro  amigos. A cada grupo foram dadas três sandes em papel, para que fizessem a divisão.   2. Os pares comunicaram, à turma, as estratégias seguidas.   
















 Reflexão: Os pares conseguiram encontrar diferentes formas de dividir as 3 sandes pelos 4 amigos: dividindo cada sandes em quatro partes e dando uma parte a cada um; dividindo duas sandes em duas partes e a restante em quatro (justificaram que tiveram que dividir a última em quatro partes se não dois meninos comiam menos).
Comparámos as duas divisões e chegaram à conclusão que eram equivalentes. Uma metade mais um quarto era igual a três quartos. Foi uma aluna que começou a usar a expressão “quartos” para a sandes dividida em quatro partes. Aproveitei para passar este conhecimento à turma, pedindo-lhe que explicasse aos  colegas.
Um dos pares dividiu cada sandes em oito partes e deu seis a cada amigo.  Fomos novamente comparar as partes de cada um e chegaram à conclusão que eram equivalentes. Aqui, como ninguém conseguiu descobrir como chamariamos a cada parte, expliquei que  era um oitavo, porque a unidade estava dividida em oito partes iguais. Verificámos que os seis oitavos também eram equivalentes às frações já encontradas.
Para além de consolidar a noção de metade, já trabalhada esta atividade permitiu trabalhar a noção de quarta parte, oitava parte e as equivalências.   

   


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