Resolução de problemas
2º ano
Este trabalho decorre da leitura do conto" O nabo gigante"
1.
Atividade : 1.Em trabalho a
pares, os alunos descobrem quantas sopas diferentes se podem fazer com 5 legumes
, usando dois legumes diferentes e usando três legumes diferentes. 2. Os pares comunicam, à turma, as
estratégias seguidas.
Conteúdo: - Resolução de problemas. Comunicação matemática.
Meta: Resolver problemas de um ou dois passos envolvendo situações multiplicativas
nos sentidos aditivo e combinatório.
Reflexão: Este é um
trabalho que os alunos estão habituados a fazer. Já conseguem arranjar várias
estratégias de resolução do problema e organizar os passos seguidos. Muitos não
usaram o desenho, já conseguem elaborar esquemas de representação.
Na comunicação das estratégias demonstram alguma facilidade
em expor as suas ideias, mas ainda têm dificuldade em questionar os colegas, em
discutir as soluções encontradas.
Na primeira situação apenas dois pares não acertaram nas
combinações possíveis. Com três legumes foi mais difícil e nenhum par descobriu
todas as soluções possíveis.
Após a discussão chegou-se à conclusão que um raciocínio
organizado, (fazendo as combinações possíveis para cada legume) ajudou a
descobrir todas as possibilidades e a
não repetir ou esquecer nenhuma.
não repetir ou esquecer nenhuma.
Problema 2
Partilhando sandes
Conteúdo: Resolver
problemas de um passo envolvendo situações de partilha equitativa e de
agrupamento.
Meta:
Dividir a unidade.
Descrição: 1.Em trabalho a
pares, os alunos descobriram como
repartir, em partes iguais, três sandes por quatro amigos. A cada grupo foram dadas três sandes
em papel, para que fizessem a divisão. 2. Os pares comunicaram, à turma, as estratégias
seguidas.
Reflexão: Os pares conseguiram encontrar diferentes formas de
dividir as 3 sandes pelos 4 amigos: dividindo cada sandes em quatro partes e
dando uma parte a cada um; dividindo duas sandes em duas partes e a restante em
quatro (justificaram que tiveram que dividir a última em quatro partes se não
dois meninos comiam menos).
Comparámos as duas divisões e
chegaram à conclusão que eram equivalentes. Uma metade mais um quarto era igual
a três quartos. Foi uma aluna que começou a usar a expressão “quartos” para a sandes
dividida em quatro partes. Aproveitei para passar este conhecimento à turma, pedindo-lhe que explicasse aos colegas.
Um dos pares dividiu cada
sandes em oito partes e deu seis a cada amigo. Fomos novamente comparar as partes de cada um
e chegaram à conclusão que eram equivalentes. Aqui, como ninguém conseguiu descobrir como chamariamos a cada parte, expliquei que era
um oitavo, porque a unidade estava dividida em oito partes iguais. Verificámos que os
seis oitavos também eram equivalentes às frações já encontradas.
Para além de consolidar a noção
de metade, já trabalhada esta atividade permitiu trabalhar a noção de quarta
parte, oitava parte e as equivalências.
Comentários
Enviar um comentário