Blocos Padrão
4º ano
Objetivo:
- Reconhecer pavimentações do plano
por triângulos, retângulos e hexágonos, identificar as que utilizam apenas
polígonos regulares e reconhecer que o plano pode ser pavimentado de outros
modos.
- Construir pavimentações
triangulares a partir de pavimentações hexagonais (e vice-versa) e
pavimentações triangulares a partir de pavimentações retangulares.
- Efetuar pavimentações triangulares e
hexagonais com os Blocos Padrão.
- Reproduzir pavimentações.
- Reconhecer e representar formas
geométricas - revisões.
- Identificar figuras geométricas numa composição e
efetuar composições de figuras geométricas – pavimentações.
Descrição:
1º aula
A turma começa
por recordar as figuras geométricas através de um PowerPoint. https://pt.slideshare.net/Rosanascimento1967/power-point-as-figuras-geomtricas
Procuram no
meio ambiente exemplos de pavimentações e recordam os vestígios deixados pelos
romanos e em especial os mosaicos romanos.
Observam o documento 1, dos mosaicos
romanos.
Recordam
também a calçada portuguesa através das imagens do documento 2.
Apercebem-se
que usam a mesma estratégia, a de cobrir, cobrir/pavimentar o plano. E definem
o que é pavimentar (Pavimentar o plano é cobrir o plano com um conjunto de
ladrilhos/mosaicos).
Recortam as
figuras geométricas que possuem no seu livro de fichas de atividades
(quadrados, triângulos equiláteros e hexágonos regulares).
Concluem que
as pavimentações regulares possíveis que existem são apenas constituídos pelos
três polígonos regulares que pavimentam o plano: triângulo equilátero, quadrado
e hexágono regular.
Individualmente
os alunos reproduzem pavimentações com os Blocos Padrão e ou com as suas
figuras geométricas.
Os alunos
constroem/inventam pavimentações criativas.
2ª aula
Os alunos
constroem/inventam pavimentações e colam as pavimentações numa folha.
Avaliação da atividade.
Preenchimento da grelha.
Materiais:
Blocos padrão; figuras
geométricas que possuem no seu livro de fichas de atividades (quadrados,
triângulos equiláteros e hexágonos regulares), folha de papel A4; e cola.
Reflexão:
A atividade foi do agrado das crianças, decorreu conforme
previsto e foi uma forma de rever conteúdos. Alguns alunos demoraram algum
tempo a descobrir a sequência das pavimentações, mas depois foi fácil e
construíram pavimentações facilmente.
Gostaram de saber que já os romanos usavam a pavimentação nos
seus mosaicos e começaram a reparar na calçada portuguesa, que nos passa tão
despercebida.
Documento 1
Documento 2
Avaliação da atividade
|
Construiu pavimentações
sugeridas com triângulos e hexágonos
|
Construiu pavimentações
livres
|
Observações
|
||
Nome
do aluno:
|
Sim
|
Não
|
Sim
|
Não
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Comentários
Enviar um comentário