Avançar para o conteúdo principal

Rosa - Pavimentação

Blocos Padrão

4º ano


Objetivo:

- Reconhecer pavimentações do plano por triângulos, retângulos e hexágonos, identificar as que utilizam apenas polígonos regulares e reconhecer que o plano pode ser pavimentado de outros modos.

- Construir pavimentações triangulares a partir de pavimentações hexagonais (e vice-versa) e pavimentações triangulares a partir de pavimentações retangulares.

- Efetuar pavimentações triangulares e hexagonais com os Blocos Padrão.

- Reproduzir pavimentações.

- Reconhecer e representar formas geométricas - revisões.

- Identificar figuras geométricas numa composição e efetuar composições de figuras geométricas – pavimentações.


Descrição:

1º aula

A turma começa por recordar as figuras geométricas através de um PowerPoint. https://pt.slideshare.net/Rosanascimento1967/power-point-as-figuras-geomtricas

Procuram no meio ambiente exemplos de pavimentações e recordam os vestígios deixados pelos romanos e em especial os mosaicos romanos. 

Observam o documento 1, dos mosaicos romanos.

Recordam também a calçada portuguesa através das imagens do documento 2.

Apercebem-se que usam a mesma estratégia, a de cobrir, cobrir/pavimentar o plano. E definem o que é pavimentar (Pavimentar o plano é cobrir o plano com um conjunto de ladrilhos/mosaicos).

Recortam as figuras geométricas que possuem no seu livro de fichas de atividades (quadrados, triângulos equiláteros e hexágonos regulares).

Concluem que as pavimentações regulares possíveis que existem são apenas constituídos pelos três polígonos regulares que pavimentam o plano: triângulo equilátero, quadrado e hexágono regular.

Individualmente os alunos reproduzem pavimentações com os Blocos Padrão e ou com as suas figuras geométricas.

Os alunos constroem/inventam pavimentações criativas.


2ª aula

Os alunos constroem/inventam pavimentações e colam as pavimentações numa folha.

Avaliação da atividade. Preenchimento da grelha. 


Materiais:

Blocos padrão; figuras geométricas que possuem no seu livro de fichas de atividades (quadrados, triângulos equiláteros e hexágonos regulares), folha de papel A4; e cola.


Reflexão:

A atividade foi do agrado das crianças, decorreu conforme previsto e foi uma forma de rever conteúdos. Alguns alunos demoraram algum tempo a descobrir a sequência das pavimentações, mas depois foi fácil e construíram pavimentações facilmente.
Gostaram de saber que já os romanos usavam a pavimentação nos seus mosaicos e começaram a reparar na calçada portuguesa, que nos passa tão despercebida.



Documento  1








Documento 2







































Avaliação da atividade


Construiu pavimentações sugeridas com triângulos e hexágonos
Construiu pavimentações livres
Observações
Nome do aluno:       
Sim
Não
Sim
Não






























































































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...