Avançar para o conteúdo principal

Guilherme - Atividade 5 - atividade do colega da formação - Wassily Kandinsky


Atividade:



"Figuras geométricas analisando obras de Kandisky"



Ano de Escolaridade: 3º ano


Materiais:

- Ficha de trabalho;
- Compasso;
- Régua
- Material de pintura

Conteúdos:

GM3

Figuras Geométricas


- Circunferência, círculo, superfície esférica e esfera; centro, raio e diâmetro.


Metas a atingir:

Reconhecer propriedades geométricas 

2.1 - Identificar uma "circunferência" em determinado plano como o conjunto de pontos desse plano a uma distância dada de um ponto nele fixado e representar circunferências utilizando o compasso.

Registo Fotográfico :





























Reflexão:


Esta atividade permitiu aos alunos conhecerem algumas obras de Kandinsky, após exploração da  sua biografia procedemos à análise de alguns quadros.

Os alunos não utilizaram blocos lógicos para desenharem as figuras geométricas, uma vez que já tinham utilizado o compasso, representaram algumas circunferências respeitando alguns valores de raio e diâmetros, previamente fornecidos.

Um trabalho de Expressão Plástica que permitiu consolidar conteúdos já lecionados no âmbito da geometria.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...