Avançar para o conteúdo principal

Guilherme Atividade 1 - Mira

Atividade:



"Identificação dos eixos de simetria num quadrado."



Ano de Escolaridade: 3º ano


Materiais:

- Folha A3 com a impressão de um quadrado com um eixo de simetria traçado na diagonal;
- Miras;
- Um quadrado em papel para cada aluno.

Conteúdos:

GM3

Figuras Geométricas


- Identificação de eixos de simetria em figuras planas


Metas a atingir:

Reconhecer propriedades geométricas 

2.8 - Identificar eixos de simetria em figuras planas utilizando dobragens, papel vegetal, (...)

Registo Fotográfico :






Reflexão:

Os alunos procederam ao desenho do quadrado que estava impresso na folha A3 através da reflexão produzida pela mira com o objetivo de desenharem de novo um quadrado.

Os alunos após desenharem a reflexão do primeiro quadrado manifestaram dificuldade em posicionar a mira para conseguirem desenhar os dois quadrados em falta. Após algumas indicações conseguiram continuar e concluir com sucesso atividade proposta.

Após a conclusão da tarefa os alunos tiveram de marcar e identificar os 4 eixos de simetria existentes na figura geométrica através da dobragem.

Os resultados foram positivos, alguns alunos realizaram a tarefa com mais rigor de execução obtendo trabalhos com uma qualidade superior.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...