Nome: Tempo
Ano: 1º Ano
Materiais: Computador; quadro interativo; plataforma
“Biteable”.
Conteúdos:
Utilização de fenómenos
cíclicos naturais para contar o tempo; Dias, semanas meses e anos; Designação
dos dias da semana e dos meses do ano.
Metas:
GM1 - 5.2 - Reconhecer o
caráter cíclico de determinados fenómenos naturais e utilizá-los para contar o
tempo.
GM1 - 5.3 - Utilizar e
relacionar corretamente os termos «dia», «semana», «mês» e «ano».
GM1 - 5.4 - Conhecer o
nome dos dias da semana e dos meses do ano.
Fotografias:
Reflexão:
A atividade desenvolvida
com esta turma de 1º ano serviu para consolidar as unidades de tempo já
trabalhadas anteriormente.
Comecei por lhes mostrar
o vídeo produzido na plataforma “Biteable” sobre os meses e as estações do ano.
Visualizámos o vídeo primeiramente sem interrupções, e posteriormente, fui
fazendo paragens ao longo da apresentação para falarmos sobre os conteúdos
apresentados. No final do vídeo os alunos enumeraram os meses do ano e identificaram
quais os meses com 31, 30, 29 ou 28 dias. Recordámos a lengalenga:
“Trinta dias tem
novembro,
abril, junho e setembro.
Com 28 ou 29 só há um.
Todos os outros têm 31!”
Para finalizar, dividi a turma em quatro grupos para a realização de mímicas representativas das estações do ano, e atividades que se podem fazer em cada uma delas. Dei algum tempo aos grupos para que estes pudessem combinar entre si as mímicas que iriam realizar e posteriormente deveriam apresentá-las aos colegas que deveriam tentar adivinhar as estações do ano bem como as atividades mimadas.
A turma ficou bastante
concentrada durante a apresentação do filme e mostrou-se recetiva aos conteúdos
em revisão. Mostraram-se todos muito agradados com o aspeto visual do filme,
achando os bonequinhos muito giros e apelativos. A realização do jogo de
mímica foi também bastante produtiva, e revelou ainda que alguns dos alunos têm
bastante dificuldade em expor-se perante os colegas. Foi um momento bastante
descontraído em que todos estavam empenhados em dar o seu melhor.
Comentários
Enviar um comentário