Avançar para o conteúdo principal

Tânia - Atividade 4 - Unidades de tempo


Nome: Tempo

Ano: 1º Ano

Materiais: Computador; quadro interativo; plataforma “Biteable”.

Conteúdos:
Utilização de fenómenos cíclicos naturais para contar o tempo; Dias, semanas meses e anos; Designação dos dias da semana e dos meses do ano.

Metas:
GM1 - 5.2 - Reconhecer o caráter cíclico de determinados fenómenos naturais e utilizá-los para contar o tempo.
GM1 - 5.3 - Utilizar e relacionar corretamente os termos «dia», «semana», «mês» e «ano».
GM1 - 5.4 - Conhecer o nome dos dias da semana e dos meses do ano.

Fotografias:
Reflexão:
A atividade desenvolvida com esta turma de 1º ano serviu para consolidar as unidades de tempo já trabalhadas anteriormente.
Comecei por lhes mostrar o vídeo produzido na plataforma “Biteable” sobre os meses e as estações do ano. Visualizámos o vídeo primeiramente sem interrupções, e posteriormente, fui fazendo paragens ao longo da apresentação para falarmos sobre os conteúdos apresentados. No final do vídeo os alunos enumeraram os meses do ano e identificaram quais os meses com 31, 30, 29 ou 28 dias. Recordámos a lengalenga:

“Trinta dias tem novembro,
abril, junho e setembro.
Com 28 ou 29 só há um.
Todos os outros têm 31!”

Para finalizar, dividi a turma em quatro grupos para a realização de mímicas representativas das estações do ano, e atividades que se podem fazer em cada uma delas. Dei algum tempo aos grupos para que estes pudessem combinar entre si as mímicas que iriam realizar e posteriormente deveriam apresentá-las aos colegas que deveriam tentar adivinhar as estações do ano bem como as atividades mimadas.
A turma ficou bastante concentrada durante a apresentação do filme e mostrou-se recetiva aos conteúdos em revisão. Mostraram-se todos muito agradados com o aspeto visual do filme, achando os bonequinhos muito giros e apelativos. A  realização do jogo de mímica foi também bastante produtiva, e revelou ainda que alguns dos alunos têm bastante dificuldade em expor-se perante os colegas. Foi um momento bastante descontraído em que todos estavam empenhados em dar o seu melhor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...