Avançar para o conteúdo principal

Isabel Campos - Frações

Atividade: Frações

Ano: 

Materiais: Tampas de plástico, unidades magnéticas, cadernão e lápis


Conteúdos: Números racionais não negativos


Metas:

Utilizar adequadamente os termos «metade», «terça parte», «quarta parte» e «quinta parte», relacionando-os respetivamente com ½; ⅓; ¼; ⅕.

Atividade:


Os alunos realizaram a atividade a pares. Foi-lhes distribuídas as tampas, inicialmente 10, 12 e 15 e solicitado que as dividissem em duas, três, quatro e cinco partes iguais. Posteriormente comunicaram à turma.

Dividimos as 12 tampas em três grupos e fizemos a comunicação

Durante a comunicação descobrimos que tínhamos um terço de 12 tampas
 

 
Dividimos as 10 tampas em dois grupos






Com as dez tampas divididas em dois grupos iguais concluímos que metade ou um meio de dez são cinco e que também conseguimos realizar metade usando o material magnético.

As comunicações dos diferentes pares prosseguiram, fazendo a divisão por três, quatro e cinco grupos iguais.


 




































Reflexão: Segundo o Programa e Metas Curriculares de Matemática " A iniciação do estudo das frações constitui um tema chave no 1º ciclo e como tal, deve tentar-se que os alunos assimilem os diferentes aspetos relacionados com esta temática."
A atividade cumpriu as metas planificadas na medida em que os alunos conseguiram perceber que metade, a terça parte, a quarta parte e a quinta parte também se podem representar por números fracionários. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...