Atividade: Frações
Ano: 2º
Materiais: Tampas de plástico, unidades magnéticas, cadernão e lápis
Metas:
Com as dez tampas divididas em dois grupos iguais concluímos que metade ou um meio de dez são cinco e que também conseguimos realizar metade usando o material magnético.
As comunicações dos diferentes pares prosseguiram, fazendo a divisão por três, quatro e cinco grupos iguais.
Ano: 2º
Materiais: Tampas de plástico, unidades magnéticas, cadernão e lápis
Conteúdos: Números racionais não negativos
Metas:
Utilizar
adequadamente os termos «metade», «terça parte», «quarta parte» e «quinta
parte», relacionando-os respetivamente com ½; ⅓; ¼; ⅕.
Atividade:
Os alunos realizaram a atividade a pares. Foi-lhes distribuídas as
tampas, inicialmente 10, 12 e 15 e solicitado que as dividissem em duas, três,
quatro e cinco partes iguais. Posteriormente comunicaram à turma.
Dividimos as 10 tampas em dois grupos |
Com as dez tampas divididas em dois grupos iguais concluímos que metade ou um meio de dez são cinco e que também conseguimos realizar metade usando o material magnético.
As comunicações dos diferentes pares prosseguiram, fazendo a divisão por três, quatro e cinco grupos iguais.
Reflexão: Segundo o Programa e Metas Curriculares de Matemática " A iniciação do estudo das frações constitui um tema chave no 1º ciclo e como tal, deve tentar-se que os alunos assimilem os diferentes aspetos relacionados com esta temática."
A atividade cumpriu as metas planificadas na medida em que os alunos conseguiram perceber que metade, a terça parte, a quarta parte e a quinta parte também se podem representar por números fracionários.
Comentários
Enviar um comentário