Avançar para o conteúdo principal

Isabel Campos - figuras e sólidos

Atividade: Figuras e sólidos geométricos

Ano:

Materiais: Polydron e bolas de união

Conteúdos: Figuras e sólidos geométricos


Metas:

  • Reconhecer formas geométricas a partir da audição da história: "O bosque das figuras planas"
  • Representar formas geométricas;
  • Construir sólidos geométricos;
  • Reconhecer que os sólidos geométricos são compostos por figuras geométricas;
  • Identificar pirâmides e cubos e utilizar corretamente os termos «vértice», «aresta» e «face».
Audição da história: "O bosque das figuras planas"
https://www.scribd.com/doc/30843816/o-Bosque-Das-Figuras-Planas


 

Ao longo da história falava-se em quadrados e retângulos.
Distribuí a cada par de alunos um quadrado e um retângulo composto por palhinhas que uni com uma linha.
Paralelogramo
  Trabalhos finais, após a audição da história.
























Construção de sólidos geométricos com Polydron e bolas de união







Comunicação matemática


Reflexão:
A atividade cumpriu as metas planificadas, na medida em que os alunos construíram as figuras geométricas que eram solicitadas na construção das folhas das árvores,os sólidos com os materiais de que dispunham, polydron e bolas de união, e aplicaram os termos pretendidos, nomeadamente a identificação dos sólidos geométricos construídos, dos vértices, das arestas, das faces e das figuras geométricas que compõem os sólidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...