Tabuada do dois
2º ano
Materiais:
- barrinhas cuisinaire
- papel quadriculado, lápis de cores
Conteúdo: - Sentido aditivo e combinatório
-Tabuada do 2
Meta: Efetuar multiplicações adicionando parcelas iguais
Descrição/Reflexão: Numa
primeira fase os alunos trabalharam individualmente com as
barrinhas e numa segunda fase trabalharam a pares. Agrupavam as barrinhas de
valor dois, em grupos de 2, 3, 4,…e tentavam descobrir o valor de cada
grupo emparelhando barrinhas de outros valores. Cada um tinha uma folha
quadriculada para a representação em desenho e numérica.
Conseguiram fazer a representação
no papel quadriculado, à exceção de dois alunos que tiveram alguma dificuldade,
pois as quadriculas do papel não tinham a mesma medida das barrinhas, um deles
contornou as barrinhas e outro atribuiu a cada barrinha de valor dois, apenas
uma quadricula. A representação também ia sendo feita no quadro interativo, o
que ajudou estes dois alunos.
Todos conseguiram passar da adição
repetida para a multiplicação. Esta não foi a primeira atividade para trabalhar
este conteúdo, mas foi a primeira vez que o fizemos utilizando este material.
Na avaliação coletiva da atividade, todos consideraram que o material os
tinha ajudado a descobrir os valores da tabuada, gostaram do trabalho e
todos se envolveram.
Comentários
Enviar um comentário