Avançar para o conteúdo principal

Cristina - Atividade 5 - do colega de formação


Nome: Isometrias

Ano de escolaridade: ano

Materiais:
Miras, folhas de papel cavalinho A3 e cartolinas coloridas.

Conteúdos:
Identificação de eixos de simetria em figuras planas.

Metas a atingir:
GM – 2.8 - Identificar eixos de simetria em figuras planas utilizando dobragens, papel vegetal, etc.

Fotografias:




 

                                         



 










Reflexão:
Como a atividade criada pelo colega da formação se destinava a uma turma de 3º ano e eu a apliquei numa turma de 4ºano, comecei por fazer revisões dos conteúdos trabalhados nesta área no 3º ano.
A atividade consistiu na construção de uma imagem de simetria por reflexão. Distribui as folhas A3 e pedi aos alunos para desenharem um eixo de simetria na sua folha.
Posteriormente, expliquei-lhes que deveriam construir uma figura com quadrados de cartolina colorida, de um dos lados do eixo de simetria. Depois de terem terminado a sua figura recolhi os trabalhos e voltei a distribuí-los aleatoriamente, para que outro colega completasse a figura inicialmente construída por simetria de reflexão.
Os alunos revelaram-se motivados e empenhados na concretização da atividade. No entanto, alguns alunos revelaram algumas dificuldades na construção da figura simétrica, construindo-a erradamente.   


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...