Nome da atividade: Experiências de
conservação do volume
Ano de escolaridade: 3.º / 4.º
Materiais: - Recipientes com formas e
capacidades diferentes;
- Água;
- Cubos do MAB;
- Folha de registo;
- Lápis / lápis de cor;
- Fábula “O corvo e a bilha”.
Conteúdos: Geometria e Medida – Medida:
Volume
-
Ordenação de capacidades de recipientes;
-
Medidas de capacidades em unidades não convencionais;
-
Comparação de volumes de objetos por imersão em líquido contido num recipiente;
-
Unidades de capacidade do sistema métrico.
Metas: Geometria e Medida – Medida
- Utilizar a transferência de líquidos para ordenar
a capacidade de dois recipientes;
- Medir capacidades, fixado um recipiente como
unidade de volume;
-
Comparar volumes de objetos imergindo-os em líquido contido num recipiente, por
comparação dos níveis atingidos pelo líquido.
- Relacionar as diferentes unidades de capacidade
do sistema métrico.
-
Medir capacidades utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar
conversões.
Descrição e reflexão:
A
atividade começou com a colocação de todos os recipientes na mesa, de modo a
que todos os alunos vissem, depois foi pedido a um dos alunos que, à frente dos
outros, colocasse a mesma quantidade de água em duas chávenas iguais. Após
todos verificarem que as duas chávenas tinham a mesma quantidade de água foi
pedido a outro aluno que vazasse a água de uma das chávenas noutro recipiente
mais alto e com uma base mais larga, questionando em seguida qual é que teria
mais. Ao contrário do que seria de esperar, a maioria dos alunos respondeu o
último recipiente enumerado, talvez por ser maior, mas depois de uma breve
reflexão e reposição da água à chávena mudam de opinião, dizendo que tinham a
mesma quantidade.
O
processo voltou a repetir-se com os vários recipientes existentes e a questão
de qual é que tinha mais água voltou também a ser colocada, à qual apenas um
dos alunos mostrava dúvidas, mostrando que a noção de conservação de volume
ainda não estava clara.
Foram
feitas várias experiências entre os vários recipientes, relacionando as
capacidades de cada um e ordenando-os. Foram explorados os conceitos grande,
pequeno, maior, menor, capacidade, ocupa mais espaço, tem o mesmo volume, entre
outros.
Como desenvolvimento
da tarefa pegou-se em cubos do MAB e em recipientes com a mesma quantidade de
água, onde colocámos a mesma quantidade de cubos, agrupados de diversas formas,
mas antes de verem os resultados foi pedido que os alunos dessem a sua opinião
sobre o que aconteceria e porquê.
Foi
pedido que os alunos registassem as experiências e as conclusões a que tinham
chegado.
Para
finalizar, foi lida a fábula “O corvo e a bilha” de Aesop’s Fables e pediu-se aos
alunos que explicassem por palavras deles o que acontece na história. A
maioria foi unânime e disse algo como “as pedras ocuparam o espaço da água e
ela foi subindo”, mas houve um aluno que levantou a seguinte questão “se entre
as pedras há espaço, que é ocupado pela água, como é que a água sobe?”.
Acabámos por fazer também a experiência, de modo que o aluno percebesse que
apesar de haver espaços “vazios” entre as pedras que seriam ocupados pela água,
a altura da água no recipiente acabaria sempre por subir, pois o espaço ocupado
inicialmente apenas pela água tinha agora as pedras a ocupá-lo e a água iria ter
de “conquistar” um novo espaço.
Esta atividade
poderia evoluir com diferentes números de cubos do MAB, pedindo que os alunos
previssem onde ficaria o nível da água e justificando as suas previsões.
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