Avançar para o conteúdo principal

Patrícia - Atividade 4 - Experiências de conservação do volume

Nome da atividade: Experiências de conservação do volume

Ano de escolaridade: 3.º / 4.º

Materiais: - Recipientes com formas e capacidades diferentes;
                  - Água;
                  - Cubos do MAB;
                  - Folha de registo;
                  - Lápis / lápis de cor;
                  - Fábula “O corvo e a bilha”.

Conteúdos: Geometria e Medida – Medida: Volume
- Ordenação de capacidades de recipientes;
- Medidas de capacidades em unidades não convencionais;
- Comparação de volumes de objetos por imersão em líquido contido num recipiente;
- Unidades de capacidade do sistema métrico.

Metas: Geometria e Medida – Medida
- Utilizar a transferência de líquidos para ordenar a capacidade de dois recipientes;
- Medir capacidades, fixado um recipiente como unidade de volume;
- Comparar volumes de objetos imergindo-os em líquido contido num recipiente, por comparação dos níveis atingidos pelo líquido.
- Relacionar as diferentes unidades de capacidade do sistema métrico.
- Medir capacidades utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar conversões.














Descrição e reflexão:
A atividade começou com a colocação de todos os recipientes na mesa, de modo a que todos os alunos vissem, depois foi pedido a um dos alunos que, à frente dos outros, colocasse a mesma quantidade de água em duas chávenas iguais. Após todos verificarem que as duas chávenas tinham a mesma quantidade de água foi pedido a outro aluno que vazasse a água de uma das chávenas noutro recipiente mais alto e com uma base mais larga, questionando em seguida qual é que teria mais. Ao contrário do que seria de esperar, a maioria dos alunos respondeu o último recipiente enumerado, talvez por ser maior, mas depois de uma breve reflexão e reposição da água à chávena mudam de opinião, dizendo que tinham a mesma quantidade.
O processo voltou a repetir-se com os vários recipientes existentes e a questão de qual é que tinha mais água voltou também a ser colocada, à qual apenas um dos alunos mostrava dúvidas, mostrando que a noção de conservação de volume ainda não estava clara.
Foram feitas várias experiências entre os vários recipientes, relacionando as capacidades de cada um e ordenando-os. Foram explorados os conceitos grande, pequeno, maior, menor, capacidade, ocupa mais espaço, tem o mesmo volume, entre outros.
Como desenvolvimento da tarefa pegou-se em cubos do MAB e em recipientes com a mesma quantidade de água, onde colocámos a mesma quantidade de cubos, agrupados de diversas formas, mas antes de verem os resultados foi pedido que os alunos dessem a sua opinião sobre o que aconteceria e porquê.
Foi pedido que os alunos registassem as experiências e as conclusões a que tinham chegado.
Para finalizar, foi lida a fábula “O corvo e a bilha” de Aesop’s Fables e pediu-se aos alunos que explicassem por palavras deles o que acontece na história. A maioria foi unânime e disse algo como “as pedras ocuparam o espaço da água e ela foi subindo”, mas houve um aluno que levantou a seguinte questão “se entre as pedras há espaço, que é ocupado pela água, como é que a água sobe?”. Acabámos por fazer também a experiência, de modo que o aluno percebesse que apesar de haver espaços “vazios” entre as pedras que seriam ocupados pela água, a altura da água no recipiente acabaria sempre por subir, pois o espaço ocupado inicialmente apenas pela água tinha agora as pedras a ocupá-lo e a água iria ter de “conquistar” um novo espaço.
Esta atividade poderia evoluir com diferentes números de cubos do MAB, pedindo que os alunos previssem onde ficaria o nível da água e justificando as suas previsões.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...