Problema
“Os Apertos de mão”
4º ano
Objetivo:
- Desenvolver o
raciocínio matemático.
- Desenvolver estratégias de resolução de problemas.
- Comunicar matematicamente.
- Desenvolver estratégias de resolução de problemas.
- Comunicar matematicamente.
Conteúdo:
- Resolução de problemas.
- Comunicação matemática.
Meta:
- Resolver problemas de um ou dois
passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.
Descrição:
- Resolução da ficha problema.
- Apresentação oral ao grupo/turma do trabalho realizado.
- Questionamento dos alunos aos colegas mediante as soluções
encontradas.
- Estratégias utilizadas.
- Conclusões.
- Avaliação da atividade: participação e execução das
atividades.
Materiais:
- Ficha de trabalho fotocopiada; folhas de papel branco;
quadro interativo; computador com acesso à net; lápis; borracha; afia.
Reflexão:
Os alunos manifestaram muito interesse
e empenho por esta atividade de situação/problema e participaram ativamente.
Trabalharam bem colaborando mas sentiram alguma dificuldade em utilizar os
conhecimentos já adquiridos.
Apresentaram ao grupo/turma
oralmente o trabalho realizado mostrando facilidade em o demonstrar em expor as
suas ideias e explicaram com gosto o seu resultado. E mesmo que o resultado não
estivesse correto ou totalmente correto os colegas ouviram com atenção e
questionaram os colegas mediante as soluções encontradas. No final da apresentação
os alunos que não tinham chegado à resposta correta do problema perceberam o
seu erro e conseguiram demonstrar o que fizeram de “errado” para o corrigirem.
Esta atividade permitiu desenvolver
o raciocínio matemático, levou os alunos a procurar estratégias de resolução de
problemas não recorrendo ao algoritmo e melhorou a comunicação matemática.
Os alunos referiram que gostaram
de fazer este problema e perceberam que nem sempre se resolvem os problemas
recorrendo ao algoritmo, como alguns alunos tentaram resolver. Que podem
recorrer a desenho, esquemas, tabelas, diagramas, ou outras representações. E acharam
interessante verificar as diferentes estratégias para resolver o problema.
Alguns alunos referiram que se
recordaram de outros problemas que tinham feito como o dos calções (ou saias,
aventais, blusas…), o das sandes…
Alguns alunos não acertaram na
resposta certa por vários motivos: porque começaram a fazer um esquema de combinação/ligação
entre as seis pessoas e a determinada altura enganaram-se na contabilização dos
mesmos; ou porque tentaram usar o algoritmo: 6x6; ou porque contabilizaram os
apertos de mão duas vezes ou seja duas pessoas são dois apertos de mão: 2x6=12;
ou porque todas as pessoas tomam a iniciativa de dar apertos de mão a todas as
outras e cada uma irá dar 5 apertos de mão ou seja 6x5=30.
Alguns alunos conseguiram chegar
à resposta certa e demonstrá-lo com uma estratégia de resolução correta, outros
chegaram à solução correta mas a sua estratégia de resolução não o demonstrava.
Os alunos chegaram à conclusão
que têm de estar mais atentos à informação e à pergunta do problema; que quando
fazem um esquema de combinação não se devem distrair porque perdem o
raciocínio; que nem sempre se pode usar o algoritmo; que duas pessoas não são
dois apertos de mão; que nem todas as pessoas têm de tomar a iniciativa e dar
apertos de mão a todos.
Concluíram que podemos pensar
assim: a pessoa número 1 ou a A cumprimenta a pessoa número: 2; a 3; a 4; a 5 e
a 6; a pessoa número 2 cumprimenta a pessoa número 3; a 4; a 5 e a 6; a pessoa
número 3 cumprimenta a pessoa número 4; a 5 e a 6; a pessoa número 4 cumprimenta
a pessoa número 5 e a 6; a pessoa número 5 cumprimenta a pessoa número 6 e a
pessoa número 6 não cumprimenta ninguém porque já cumprimentou e foi
cumprimentada por todos.
E concluíram que se se juntasse
mais uma pessoa à festa, seria a pessoa número 7 e cumprimentaria todos ou seja
cumprimentaria 6 pessoas, tinha que se juntar mais 6 apertos de mão aos que já
tínhamos o que daria 21; ou seja 15 dos anteriores mais 6 novos apertos de mão:
15+6=21.
Modos de resolução dos alunos com estratégia e solução correta.
Modos de resolução dos alunos com o resultado correto mas estratégia pouco clara.
Modos de resolução dos alunos com o resultado incorreto.
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