Avançar para o conteúdo principal

Yaqueline - Vamos criar animais com o TANGRAM

Atividade:
“Vamos criar animais com o TANGRAM” – 1.º ano de escolaridade


Objetivo:
- construção de figuras usando o tangram;
- desenvolver a manipulação e a coordenação motora;
- familiarizar os alunos com figuras geométricas básicas.

Descrição:

A temática da atividade (os animais) surgiu na sequência de um projeto que está a ser desenvolvido na turma, com o mesmo tema.
Os alunos foram dispostos em grupos de 2 alunos. A cada grupo de alunos foi dado um tangram.
Numa primeira fase foi proposto aos alunos que explorassem o tangram e o apresentassem. Nesta altura foram exploradas algumas figuras geométricas básicas que o compõem: triângulos e quadriláteros.
Posteriormente apresentaram-se algumas imagens de animais que tinham sido obtidas a partir da montagem do tangram, mas que não apareciam com as peças do tangram visíveis. Lançou-se, então um desafio aos alunos: tiveram de escolher um dos animais apresentados e tentar recriá-lo, montando as peças do tangram. Não foi uma tarefa fácil para os alunos, pelo que tiveram que ser um pouco orientados.
Depois de manipularem e experimentarem a construção de alguns animais, foi distribuído um tangram em papel, que os alunos tiveram de pintar e recortar. Por último foi-lhes solicitado que escolhessem um animal e que o construíssem com o tangram elaborado por eles.  Os trabalhos foram colados em cartolina e expostos na sala de aula.




















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...