Avançar para o conteúdo principal

Eloísa - 2 - Simetrias e Reflexão


Simetrias


Conteúdos:
  • Figuras geométricas.
Metas Curriculares: 
  • Identificar eixos de simetria em figuras planas.
  • Descobrir eixos de simetria através do uso da Mira.
  • Desenhar figuras relativas a um eixo de simetria com a Mira.
Materiais: 
  • Miras; fichas de trabalho; tesoura; lápis de carvão; lápis de cor; borracha e canetas de feltro.
Duração:
  • Preparação da atividade: (2h30m); 
  • Realização da atividade:1aula (2h30m).

Descrição: 1 - Introdução  do conceito de simetria através do diálogo com os alunos e da descoberta de eixos de simetria em objetos da sala de aula de simetrias e em desenhos de figuras planas no quadro.


2 - Exploração da simetria, numa primeira ficha, onde a simetria pode ser feita através da contagem das quadrículas e do uso da mira.




  3 - Exploração de vários eixos de simetria para completar e pintar animais e frutas.


  

 



4 - Exploração das simetrias através da dobragem, do recorte e da utilização da mira para completar os animais.


 
          




5 - Descoberta de soluções através da rotação da mira para diferentes desafios (colocar as velas no bolo; colocar as cabeleiras nas cabeças e mudar a roupa das crianças).

  

6 - Descoberta de simetrias através do recorte (corações e estrelas). 

Os trabalhos dos animais e frutas foram expostos. Os trabalhos dos recortes serviram para remodelar a caixa de transporte de livros da biblioteca, a "caixa da biblioteca". No final, todos os alunos falaram da sua experiência, das descobertas e aprendizagens que fizeram e ainda avaliaram o seu empenho na atividade.



Reflexão: 
A atividade foi muito interessante e enriquecedora tanto a nível de observação do empenho e motivação, como a nível de avaliação das aprendizagens efetivas dos alunos. Penso que a diversidade de técnicas utilizadas para a descoberta dos eixos de simetria e o desenho das reflexões, foi o que mais fascinou os alunos. Ficaram espantados com a “magia” da mira por conseguirem ver a reflexão das figuras, dos animais, dos objetos entre outros. Referiram, várias vezes, que não sabiam que era possível fazer a simetria através do recorte e conseguiram perceber que a rotação da mira permite mostrar o que falta nas figuras como também, refletir e completar figuras. Mais uma vez, mencionaram que é muito bom a juntar a Matemática com a Expressão Plástica. No final, todos quiseram levar exercícios para realizar em casa e até perguntaram onde poderiam comprar as miras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...