Simetrias
Conteúdos:
- Figuras geométricas.
- Identificar eixos de simetria em figuras planas.
- Descobrir eixos de simetria através do uso da Mira.
- Desenhar figuras relativas a um eixo de simetria com a Mira.
- Miras; fichas de trabalho; tesoura; lápis de carvão; lápis de cor; borracha e canetas de feltro.
- Preparação da atividade: (2h30m);
- Realização da atividade:1aula (2h30m).
Descrição: 1 - Introdução do conceito de simetria através do diálogo com os alunos e da descoberta de eixos de simetria em objetos da sala de aula de simetrias e em desenhos de figuras planas no quadro.
4 - Exploração das simetrias através da dobragem, do recorte e da utilização da mira para completar os animais.
5 - Descoberta de soluções através da rotação da mira para diferentes desafios (colocar as velas no bolo; colocar as cabeleiras nas cabeças e mudar a roupa das crianças).
6 - Descoberta de simetrias através do recorte (corações e estrelas).
Os trabalhos dos animais e frutas foram expostos. Os trabalhos dos recortes serviram para remodelar a caixa de transporte de livros da biblioteca, a "caixa da biblioteca". No final, todos os alunos falaram da sua experiência, das descobertas e aprendizagens que fizeram e ainda avaliaram o seu empenho na atividade.
Reflexão:
A atividade foi muito interessante e enriquecedora tanto a nível de observação do empenho e motivação, como a nível de avaliação das aprendizagens efetivas dos alunos. Penso que a diversidade de técnicas utilizadas para a descoberta dos eixos de simetria e o desenho das reflexões, foi o que mais fascinou os alunos. Ficaram espantados com a “magia” da mira por conseguirem ver a reflexão das figuras, dos animais, dos objetos entre outros. Referiram, várias vezes, que não sabiam que era possível fazer a simetria através do recorte e conseguiram perceber que a rotação da mira permite mostrar o que falta nas figuras como também, refletir e completar figuras. Mais uma vez, mencionaram que é muito bom a juntar a Matemática com a Expressão Plástica. No final, todos quiseram levar exercícios para realizar em casa e até perguntaram onde poderiam comprar as miras!
A atividade foi muito interessante e enriquecedora tanto a nível de observação do empenho e motivação, como a nível de avaliação das aprendizagens efetivas dos alunos. Penso que a diversidade de técnicas utilizadas para a descoberta dos eixos de simetria e o desenho das reflexões, foi o que mais fascinou os alunos. Ficaram espantados com a “magia” da mira por conseguirem ver a reflexão das figuras, dos animais, dos objetos entre outros. Referiram, várias vezes, que não sabiam que era possível fazer a simetria através do recorte e conseguiram perceber que a rotação da mira permite mostrar o que falta nas figuras como também, refletir e completar figuras. Mais uma vez, mencionaram que é muito bom a juntar a Matemática com a Expressão Plástica. No final, todos quiseram levar exercícios para realizar em casa e até perguntaram onde poderiam comprar as miras!
Comentários
Enviar um comentário