Avançar para o conteúdo principal

Yaqueline - Atividade 5

Atividade:
“Volume” - resolução de problemas” – 1.º ano de escolaridade

Objetivo:
- explorar o conceito de volume;


Descrição:
Os alunos foram organizados em pequenos grupos. A cada grupo foram dados vários recipientes – jarras, copos de diferentes tamanhos, pequenas bacias, caixinhas de plástico (…). Foi-lhes explicado que iriam comparar o volume de vários recipientes, enchendo-os com arroz e comparando-os com os sinais <, > ou =. Depois de os alunos escolheram dois recipientes para comparar foi necessário pensar num procedimento para ver qual dos dois recipientes cabia mais arroz. Depois de pensarem um pouco, um aluno sugeriu encher um dos recipientes e depois com arroz e depois virá-lo no segundo recipiente e comparar. Para depositar o arroz mais facilmente nos recipientes os alunos usaram um funil. Depois de comparem vários recipientes foi solicitado a formulação de algumas frases que traduzissem o que tinham concluído: O copo tem um volume maior do que a caixinha de plástico.
Numa segunda fase, foi fornecido aos alunos uma folha com a planificação de um paralelepípedo. Os alunos tiveram de o recortar e montar, sem o fechar na totalidade. Seguidamente foram fornecidos aos alunos os cubos pequenos do MAB e tiveram de encher a caixinha (paralelepípedo) até cima. Depois foram colocadas algumas questões: Quantos cubinhos usaram para encher a caixinha? Como encheram a caixinha? Como contaram os cubinhos (por camadas? um a um?).
No final da atividade os alunos foram convidados a partilhar com os colegas o que tinham aprendido sobre o volume, situações do dia a dia que está presente o volume.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...