Atividade:
“Volume” - resolução de problemas” – 1.º ano de escolaridade
Objetivo:
- explorar o conceito de volume;
Descrição:
Os alunos foram organizados em
pequenos grupos. A cada grupo foram dados vários recipientes – jarras, copos de
diferentes tamanhos, pequenas bacias, caixinhas de plástico (…). Foi-lhes
explicado que iriam comparar o volume de vários recipientes, enchendo-os com
arroz e comparando-os com os sinais <, > ou =. Depois de os alunos
escolheram dois recipientes para comparar foi necessário pensar num
procedimento para ver qual dos dois recipientes cabia mais arroz. Depois de
pensarem um pouco, um aluno sugeriu encher um dos recipientes e depois com
arroz e depois virá-lo no segundo recipiente e comparar. Para depositar o arroz
mais facilmente nos recipientes os alunos usaram um funil. Depois de comparem
vários recipientes foi solicitado a formulação de algumas frases que
traduzissem o que tinham concluído: O
copo tem um volume maior do que a caixinha de plástico.
Numa segunda fase, foi fornecido
aos alunos uma folha com a planificação de um paralelepípedo. Os alunos tiveram
de o recortar e montar, sem o fechar na totalidade. Seguidamente foram
fornecidos aos alunos os cubos pequenos do MAB e tiveram de encher a caixinha
(paralelepípedo) até cima. Depois foram colocadas algumas questões: Quantos cubinhos usaram para encher a
caixinha? Como encheram a caixinha? Como contaram os cubinhos (por camadas? um
a um?).
No final da atividade os alunos
foram convidados a partilhar com os colegas o que tinham aprendido sobre o
volume, situações do dia a dia que
está presente o volume.
Comentários
Enviar um comentário