Avançar para o conteúdo principal

Biteable

 Título:  
Construir uma animação no Biteable.
https://biteable.com/
Descrição geral: 
Fazem grupos de 2.
Cada grupo tem um computador ligado à Internet.
Registam-se e acedem ao Biteable:  https://biteable.com/.
Selecionam a apresentação e inserem imagens e texto.
Gravam e visionam a apresentação.
Ideias para recursos úteis:
Paint - para tratar a imagem


Motivação para os docentes:
- envolvimento dos alunos nas tarefas;
- Construção de uma sequ~encia de imagens e texto com o objetivo de contar uma história;
- Motivação para o trabalho em equipa;
- O aluno consegue planear, executar e concluir uma tarefa;
- A ferramenta permita Interdisciplinaridade.

Motivação para os alunos:

Com a ajuda do Biteable é possível construir uma história, a apresentação de um trabalho de pesquisa, uma matéria nova ou uma ideia.
A animação motiva os alunos para a conclusão da atividade.
A apresentação pode ser divulgada aos pais e à comunidade.

Preparar:
Elaborar um guião da apresentação;
Selecionar imagens e texto;
Aceder ao Biteable e selecionar o modelo de apresentação;
Iniciar a apresentação, de acordo com o guião.
Apresentar a apresentação ao grupo-turma;
Partilhar on-line.

Inspirar: 
Apresentar o programa e exemplos de animações;
Elogiar as pequenas aquisições;
Incentivar a realização da etapa seguinte e do aumento da dificuldade.
Divulgar o trabalho no Facebook da escola ou da turma.
Orientar: 
- ajudar os alunos a aceder à aplicação;
- ensinar a inserir imagens e texto;
- incentivar o uso de diferentes slides;
- incentivar a inserção de imagens variadas e texto adequado ao tema;

Avaliar:
Expor o trabalho ao grupo-turma;
Compara os diferentes trabalhos e as diferentes possibilidades de execução;
Fazer uma autoavaliação sobre o desempenho do grupo.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...