Avançar para o conteúdo principal

Eloísa - 1 - Blocos Lógicos


CONTEÚDOGeometria e Medida: 


  • Figuras geométricas
  • Localização e orientação no espaço

METAS - Reconhecer propriedades geométricas:


  • Identificar triângulos, quadrados, losangos e círculos.

MATERIAL: 

  • Blocos lógicos, ficha de trabalho, imagens e obras de arte de Kandinsky, lápis de carvão, borracha, régua, lápis de cor e canetas de feltro

DURAÇÃO:
  • Preparação da atividade: 2h00m
  • Realização da atividade: 1ª aula (1h30m); 2ª aula (2h00m).


AULA Nº1








AULA Nº2   








1ª parte - são mostradas várias imagens/obras de Kandinsky e abordado o conceito de Arte Abstrata e as suas características.













Nesta obra pretende-se que os alunos identifiquem várias figuras geométricas.











2ª PARTE - FICHA DE TRABALHO


DECORRER DA ATIVIDADE




 3ª PARTE - AVALIAÇÃO



Composição 1 - identificar figuras geométricas e registar o seu nome. 



Composição 2 - desenhar uma composição geométrica inspirada em Kandinsky. As figuras geométricas são desenhadas através do contorno dos blocos lógicos, pintadas com lápis de cor e contornadas com caneta de feltro e a ajuda da régua. 


































































Power Point - https://drive.google.com/file/d/1xpuzpcJAjKpu9NtGjWyhXmCWwznILH3m/view?usp=sharing

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...