Avançar para o conteúdo principal

Dilar - 4 Figuras geométricas

Figuras geométricas

2º ano


 Conteúdo: - Figuras geométricas: -Triângulos - Quadriláteros - Pentágonos e hexágonos)
 Metas: Reconhecer e representar formas geométricas  (Identificar figuras geométricas numa composição e efetuar composições de figuras geométricas).


Descrição: 1. Cada aluno contorna, pinta e recorta uma das faces e a base de um sólido geométrico do grupo dos poliedros. Cada um vai colar as suas figuras numa das folhas que estão coladas no quadro, escolhendo o grupo a que pertence. Depois das figuras coladas os alunos serão questionados sobre a razão da sua escolha para colar as figuras. Chegaremos à classificação das figuras geométricas quanto ao número de lados. 
2. Livremente, os alunos constroem figuras com as figuras geométricas em plástico. Em seguida cada par constrói figuras usando apenas a figura geométrica indicada. 
3. Apresentação do pintor russo Vassilir Kandinsky e observação de obras do artista tentado descobrir, nelas, figuras geométricas. Em seguida os alunos reproduzem uma das obras de Kandinsky usando as figuras geométricas.
4. Mais tarde é-lhes pedido que criem um trabalho à semelhança do artista. 


                    1. Figuras geométricas nos  sólidos geométricos













2. Construções com as figuras geométricas









3.Descobrir figuras geométricas em Kandinsky













4. Criar  à semelhança de Kandimsky 












Reflexão: Este trabalho foi dividido em quatro aulas, para os alunos terem tempo suficiente para explorar e manipular os materiais. Todos se mostraram empenhados nas tarefas e compreenderam os conteúdos trabalhados; identificam as figuras geométricas quanto ao número de lados e classificam-nas. Durante a colagem das figuras (antes da discussão sobre o porquê dos grupos formados)  houve um  aluno que colou uma figura de cinco lados na folha onde já estavam hexágonos(ainda não havia nenhuma com pentágonos)  e outros  alunos disseram logo que  aquela não podia ficar  ali , tinha que ir para outra folha e  ele mudou-a. Depois de todos terem colado as folhas, no tempo de reflexão e discussão comecei por pedir aos  alunos que explicassem esta situação. Chegámos  à classificação das figuras gométrics pelo número de lados. Fizemos  ainda, por pedido dos  alunos, um jogo de descoberta através do tato, do nome dos  sólidos geométricos consoante a forma da base, que já tinhamos feito para descobrir os  poliedros e os não poliedros.
O trabalho sobre a obra de Kandinsky também foi motivador e os alunos puderam associar os conhecimentos matemáticos à criatividade. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...