Figuras geométricas
2º ano
Conteúdo:
- Figuras geométricas: -Triângulos
- Quadriláteros - Pentágonos e hexágonos)
Metas: Reconhecer
e representar formas geométricas (Identificar figuras geométricas numa composição
e efetuar composições de figuras geométricas).
Descrição: 1. Cada aluno contorna, pinta e recorta
uma das faces e a base de um sólido geométrico do grupo dos poliedros. Cada um
vai colar as suas figuras numa das folhas que estão coladas no quadro,
escolhendo o grupo a que pertence. Depois das figuras coladas os alunos serão
questionados sobre a razão da sua escolha para colar as figuras. Chegaremos à
classificação das figuras geométricas quanto ao número de lados.
2. Livremente, os alunos constroem
figuras com as figuras geométricas em plástico. Em seguida cada par constrói
figuras usando apenas a figura geométrica indicada.
3. Apresentação do pintor russo Vassilir Kandinsky e observação de
obras do artista tentado descobrir, nelas, figuras geométricas. Em seguida os
alunos reproduzem uma das obras de Kandinsky usando as figuras geométricas.
4. Mais tarde é-lhes pedido que criem
um trabalho à semelhança do artista.
1. Figuras geométricas nos sólidos geométricos
2. Construções com as figuras geométricas
3.Descobrir figuras geométricas em Kandinsky
4. Criar à semelhança de Kandimsky
Reflexão:
Este trabalho foi dividido em quatro aulas, para os alunos terem tempo
suficiente para explorar e manipular os materiais. Todos se mostraram
empenhados nas tarefas e compreenderam os conteúdos trabalhados; identificam as
figuras geométricas quanto ao número de lados e classificam-nas. Durante a colagem
das figuras (antes da discussão sobre o porquê dos grupos formados) houve um
aluno que colou uma figura de cinco lados na folha onde já estavam
hexágonos(ainda não havia nenhuma com pentágonos) e outros
alunos disseram logo que aquela
não podia ficar ali , tinha que ir para
outra folha e ele mudou-a. Depois de todos terem colado as folhas, no tempo de reflexão e discussão comecei por pedir aos alunos que explicassem esta situação. Chegámos à classificação das figuras gométrics pelo número de lados. Fizemos ainda, por pedido dos alunos, um jogo de descoberta através do tato, do nome dos sólidos geométricos consoante a forma da base, que já tinhamos feito para descobrir os poliedros e os não poliedros.
O trabalho sobre a obra de Kandinsky também foi motivador e os
alunos puderam associar os conhecimentos matemáticos à criatividade.
Comentários
Enviar um comentário