Avançar para o conteúdo principal

Guilherme - Atividade 3 Origami Dia do Pai - Desafio (Frações, Medida, Geometria)


Atividade:



"Origami dia do Pai ."



Ano de Escolaridade: 3º ano


Materiais:


- 1 Folhas  A4 e 1/8 da folha A4.

- Material de pintura, colagem e recorte.

Conteúdos:

NO3

Números racionais não negativos

- Fração como representação de medida de comprimento e de outras grandezas; numerais fracionários.

GM3

- Medida

Comprimento
- Unidades de medida de comprimento do sistema métrico; conversões


Metas a atingir:


Números racionais não negativos

11.5 Utilizar as frações para designar grandezas formadas por certo números de partes equivalentes a uma que resulte de divisão equitativa de um todo.

Medida

3.1 - Relacionar as diferentes unidades de medida de comprimento do sistema métrico.

Figuras Geométricas

2.8 - Identificar eixos de simetria em figuras planas utilizando dobragens.




Registo Fotográfico :
























Reflexão:


Esta atividade desenvolveu-se articulando com a disciplina de  Expressão Plástica,  construindo  um origami para o dia do pai.

A atividade desenrolou-se com a criação de vários desafios durante todo o processo de construção do produto final.

Desafio 1 - Seria necessário 1/8 de uma folha A4 para realizar a "gravata". Os alunos foram organizados em grupos de 5 e 6 elementos e foram abordados com o seguinte desafio: "Quantas folhas A4 são necessárias por grupo, sabendo que cada aluno só necessita de 1/8 da folha"

Após alguma reflexão e debate alguns grupos conseguiram concluir que só seria necessário 1 folha.

Desafio 2 - Como dividir a folha em 8 partes iguais?
Através da dobragem,  dobraram a folha 3 vezes ficaram com a folha dividida em 8 partes.


Desafio 3 - A parte correspondente a 1/8 tinha a forma de um retângulo e foi necessário transformar o retângulo em quadrado para construir a gravata.

Desafio 4 - Medição do quadrado em cm e converter em mm.

Desafio 5 - Procederam às diferentes dobragens identificando os diferentes eixos de simetria.

Alguns grupos apresentaram dificuldades em apresentar conclusões corretas dos diferentes desafios, no entanto, todos os grupos refletiram e demonstraram interesse em perceber os diferentes procedimentos para a construção do origami.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...