Atividade:
"Origami dia do Pai ."
Ano de Escolaridade: 3º ano
Materiais:
- 1 Folhas A4 e 1/8 da folha A4.
- Material de pintura, colagem e recorte.
Conteúdos:
NO3
Números racionais não negativos
- Fração como representação de medida de comprimento e de outras grandezas; numerais fracionários.
GM3
- Medida
Comprimento
- Unidades de medida de comprimento do sistema métrico; conversões
Metas a atingir:
Números racionais não negativos
11.5 Utilizar as frações para designar grandezas formadas por certo números de partes equivalentes a uma que resulte de divisão equitativa de um todo.
Medida
3.1 - Relacionar as diferentes unidades de medida de comprimento do sistema métrico.
Figuras Geométricas
2.8 - Identificar eixos de simetria em figuras planas utilizando dobragens.
Registo Fotográfico :
Reflexão:
Esta atividade desenvolveu-se articulando com a disciplina de Expressão Plástica, construindo um origami para o dia do pai.
A atividade desenrolou-se com a criação de vários desafios durante todo o processo de construção do produto final.
Desafio 1 - Seria necessário 1/8 de uma folha A4 para realizar a "gravata". Os alunos foram organizados em grupos de 5 e 6 elementos e foram abordados com o seguinte desafio: "Quantas folhas A4 são necessárias por grupo, sabendo que cada aluno só necessita de 1/8 da folha"
Após alguma reflexão e debate alguns grupos conseguiram concluir que só seria necessário 1 folha.
Desafio 2 - Como dividir a folha em 8 partes iguais?
Através da dobragem, dobraram a folha 3 vezes ficaram com a folha dividida em 8 partes.
Desafio 3 - A parte correspondente a 1/8 tinha a forma de um retângulo e foi necessário transformar o retângulo em quadrado para construir a gravata.
Desafio 4 - Medição do quadrado em cm e converter em mm.
Desafio 5 - Procederam às diferentes dobragens identificando os diferentes eixos de simetria.
Alguns grupos apresentaram dificuldades em apresentar conclusões corretas dos diferentes desafios, no entanto, todos os grupos refletiram e demonstraram interesse em perceber os diferentes procedimentos para a construção do origami.
Comentários
Enviar um comentário