Nome da atividade: “À procura de frações
nas palavras” e "Blocos Padrão"
Ano de escolaridade: 3.º / 4.º
Materiais: - Fichas de trabalho
"À procura de frações nas palavras" e "Blocos Padrão";
- Blocos Padrão;
- Lápis de cor / lápis;
- Quadro de giz;
- Quadro interativo.
Conteúdos: Números e Operações -
Números racionais não negativos
- Fração como representação
de medida de comprimento e de outras grandezas; numerais fracionários;
- Frações equivalentes e
noção de número racional;
- Simplificação de frações
de termos pertencentes à tabuada do 2 e do 5 ou ambos múltiplos de 10.
Metas: Números e Operações -
Números racionais não negativos
- Utilizar corretamente os termos «numerador» e «denominador»;
- Utilizar corretamente os numerais fracionários.
- Utilizar corretamente os termos «numerador» e «denominador»;
- Utilizar corretamente os numerais fracionários.
Descrição e reflexão:
Os alunos foram agrupados a
pares e foi-lhes distribuída a ficha de trabalho “À procura de frações nas palavras”, que foi resolvida por etapas.
Após o tempo dado para a
resolução do primeiro exercício, cada um dos alunos disse o seu nome, assim
como a fração que representava a relação entre o número de vogais e o número total
de letras, que foram escritos no quadro. Os alunos facilmente identificaram se
o nome tinha ou não metade das letras que eram vogais, mas depois verificaram
que havia várias frações que representavam metade e relembrámos a noção de
fração equivalente.
Esse primeiro exercício foi
também importante para os alunos chegarem à conclusão que um nome com um total
de letras ímpar nunca podia ter metade de vogais.
No último exercício foi-lhes
dificultada a tarefa, dizendo que não podiam ser usados nomes que já estivessem
escritos no quadro, no entanto poderiam usar apelidos ou nome de cidades / países.
Esta tarefa inicial foi importante
para consolidar a ideia que
frações diferentes podem representar o mesmo número e desenvolver a noção de metade em contextos discretos, uma
vez que os exercícios implicavam considerar uma unidade composta, um
conjunto de objetos.
Na segunda parte da
atividade começaram por relembrar o nome de cada uma das figuras geométricas
que constituem os blocos padrão, notando-se alguma dificuldade em identificar o
trapézio.
Inicialmente os alunos necessitaram
de manipular as peças, para responder às questões, surgindo como resposta, na
ficha de trabalho, a peça correspondente à unidade composta pelas duas metades,
por exemplo o losango composto por dois triângulos. No entanto, ao longo da
atividade foi-se notando que havia alguns alunos que não necessitavam de manipular
o material para responder às questões, uma vez que já tinham interiorizado as
relações entre as figuras, ou seja, o triângulo é metade do losango azul, é uma
terça parte do trapézio e uma sexta parte do hexágono; o losango azul é o dobro
do triângulo, 2/3 do trapézio e a terça parte do hexágono; o trapézio é o
triplo do triângulo, 3/2 do
losango azul e metade do hexágono; o hexágono é o sêxtuplo do triângulo, o
triplo do losango azul e o dobro do trapézio. Com as restantes figuras não é
possível estabelecer relações “a olho nu”.
O
facto de pegarmos em diferentes figuras para representar uma parte da unidade e
questionarmos qual a unidade não gerou dificuldades, mas quando invertemos a
pergunta, dizendo que a figura representa x
unidades, e questionamos que parte representa a figura y, verificámos que existiram dificuldades que inicialmente não
eram expectáveis.
Ultrapassadas
todas as dificuldades e consolidadas as relações entre as figuras, os alunos
pediram mais e novas questões (e mais complexas) foram colocadas, com recurso
ao quadro interativo, não havendo qualquer suporte escrito.
No
final foi dado tempo para que os alunos manipulassem o material livremente,
surgindo composições muito interessantes e questões ainda mais interessantes, tais
como, “quantos triângulos cabem dentro desse hexágono?” e “que relação tem o hexágono
amarelo com o hexágono construído?”.
Esta atividade
foi bem acolhida pelos alunos, que num contexto de “brincadeira” os ajudou a perceber
e/ou consolidar noções já trabalhadas.
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