Avançar para o conteúdo principal

Teresa - Construção da tabuada do 10



Construção da Tabuada do 10

Materiais: Alunos; computador; ficha de trabalho; lápis; borracha; fio e missangas (contas).

Conteúdos: Números e Operações

Metas a atingir:
Construir e saber de memória a tabuada do 10;

Efetuar multiplicações adicionando parcelas iguais, envolvendo números naturais até 10, por manipulação de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas;

Calcular o produto de quaisquer dois números de um algarismo;

Reconhecer a propriedade comutativa da multiplicação.


Reflexão: Os alunos participaram com interesse na atividade e demonstraram ter compreendido facilmente a tabuada do 10.

Optei por realizar esta atividade porque vinha no seguimento de conteúdos anteriores, nomeadamente a tabuada do 5.

Decidi introduzir a pulseira para as multiplicações por verificar que alguns alunos ainda estavam com dificuldade nas tabuadas e assim seria uma forma de concretizar mais facilmente.
 
Fotos






        Por exemplo 10 x 3: cada conta vale 10; junta-se 3 contas: 10+10+10=30

        Ou, 5x4: cada conta vale 5; junta-se 4 contas: 5+5+5+5=20

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...