Avançar para o conteúdo principal

Quadrados de Dominó

 Título:  
Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor


Descrição geral: 
Os alunos organizam-se em grupos de 4;
Recebem uma folha com peças de dominó;
Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre;
Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual.
Ideias para recursos úteis:
Decompor números.


Motivação para os alunos:
A atividade exige concentração e trabalho em equipa;
A tentativa e erro motiva a procura da solução.

Preparar:
Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho;
Verificar se o dominó tem todas as peças.

Inspirar: 
Informar que é um desafio;
Apelar ao trabalho em equipa;
Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conseguiu realizar.
Orientar: 

Em alguns casos, o professor pode dar um exemplo.
Avaliar:

Comparar os diferentes trabalhos e as diferentes possibilidades de execução;
Fazer uma autoavaliação sobre o desempenho dos diferentes grupos grupo.

Resultado final:
O professor pode fotografar os resultados dos alunos e divulgar;
Os alunos podem colar "quadrados de dominó" num cartaz e expor.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...