Nome: Perímetros
Ano de escolaridade: 2º ano
Materiais: Papel A3, cartolinas coloridas, lápis de cor e cera e cubos de encaixe.
Conteúdos: Perímetro.
Metas a atingir: GM2 – 3.4 – Identificar o perímetro de um polígono como a soma das medidas dos comprimentos dos lados, fixada uma unidade.
Reflexão: Inicialmente, pesquisei vários quadros de pintores famosos, optei por
escolher quatro.
Em sala de aula, expus as réplicas dos quadros em folha A3 e
pedi aos alunos para reproduzirem o quadro que mais gostassem. Estes
revelaram-se bastantes interessados e motivados demonstrando bastante empenho
na reprodução dos quadros.
Quando os alunos concluíram os quadros disse-lhes que os
quadros dos pintores famosos têm sempre uma moldura. Por isso, iríamos
construir a moldura para os nossos quadros. Já tinha feito previamente, várias
tiras coloridas com cartolina para colarem à volta e construírem a moldura do
seu quadro, sendo que cada um escolheu as cores e espessura da sua moldura.
No final, formei pares
e pedi-lhes que fizessem outra moldura dos seus quadros, mas desta vez iriam
utilizar cubos de encaixe. Puderam concluir que, independentemente do quadro,
da moldura de papel e da sua espessura, todos necessitavam do mesmo número de
cubinhos para fazer a moldura, porque as folhas eram iguais. Depois expliquei
que a moldura matematicamente representa o perímetro. Utilizando a régua
verificámos que era a mesma medida.
Nos dias seguintes os alunos realizaram exercícios diversificados sobre perímetros e conseguiram fazer a analogia com esta atividade.
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