Avançar para o conteúdo principal

Cristina - Atividade 2 - Perímetro



Nome: Perímetros

Ano de escolaridade: 2º ano

Materiais: Papel A3, cartolinas coloridas, lápis de cor e cera e cubos de encaixe.

Conteúdos: Perímetro.

Metas a atingir: GM2 – 3.4 – Identificar o perímetro de um polígono como a soma das medidas dos comprimentos dos lados, fixada uma unidade.




















Reflexão: Inicialmente, pesquisei vários quadros de pintores famosos, optei por escolher quatro. 
Em sala de aula, expus as réplicas dos quadros em folha A3 e pedi aos alunos para reproduzirem o quadro que mais gostassem. Estes revelaram-se bastantes interessados e motivados demonstrando bastante empenho na reprodução dos quadros.
Quando os alunos concluíram os quadros disse-lhes que os quadros dos pintores famosos têm sempre uma moldura. Por isso, iríamos construir a moldura para os nossos quadros. Já tinha feito previamente, várias tiras coloridas com cartolina para colarem à volta e construírem a moldura do seu quadro, sendo que cada um escolheu as cores e espessura da sua moldura.
No final,  formei pares e pedi-lhes que fizessem outra moldura dos seus quadros, mas desta vez iriam utilizar cubos de encaixe. Puderam concluir que, independentemente do quadro, da moldura de papel e da sua espessura, todos necessitavam do mesmo número de cubinhos para fazer a moldura, porque as folhas eram iguais. Depois expliquei que a moldura matematicamente representa o perímetro. Utilizando a régua verificámos que era a mesma medida.
Nos dias seguintes os alunos realizaram exercícios diversificados sobre perímetros e conseguiram fazer a analogia com esta atividade. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...