Avançar para o conteúdo principal

Eloísa - 3 - Divisão em Partes Iguais



A Divisão em Partes Iguais 

Conteúdos: 
Divisão Inteira
  • Divisão inteira por métodos informais.
  • Problemas/desafios envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento.
Metas Curriculares:  
Efetuar Divisões Inteiras 
  • Compreender a divisão como distribuição em partes iguais.
  • Efetuar divisões através da manipulação de objetos.
  • Resolver situações utilizando a divisão.
Descrição:
  • Distribuição dos copinhos de iogurte e das palhinhas por mesa.
  • Introdução dos desafios aos alunos (desafio: individual; a pares e em grupos de 4 alunos).
  • Preparação da atividade: (2h30m); 
  • Realização da atividade:1aula (2h30m).
      Materiais:
      • Copos de iogurte e palhinhas.
      Duração:
      • Preparação da atividade: (2h30m); 
      • Realização da atividade:1aula (2h30m).

      Fotos da atividade:

      1º - DESAFIO - INDIVIDUAL

      a) Pegar em 2 copinhos e 10 palhinhas; 
      b) Distribuir as palhinhas pelos dois copos em quantidades iguais; c) Descobrir quantas palhinhas tem cada copo.

      2º - DESAFIO - INDIVIDUAL


      a) Pegar em três copinhos e 12 palhinhas. 
      b) distribuir as palhinhas pelos três copos em quantidades iguais. 
      c) descobrir quantas palhinhas tem cada copo.














           3º DESAFIO - A PARES

      a) Pegar em 6 copinhos e 30 palhinhas. 

      b) distribuir as palhinhas pelos seis copos em quantidades iguais.


      c) descobrir quantas palhinhas tem cada copo.

      3º DESAFIO - EM GRUPO

      a) Pegar em 6 copinhos e 30 palhinhas.

         


       


      Reflexão:
      Esta atividade foi iniciada sem introduzir nenhum conceito. Primeiro, foi feita a distribuição do material por mesa (copinhos e palhinhas) e foi-lhes dado um desafio. Nos desafios foi utilizada sempre a mesma linguagem matemática, por exemplo, “peguem em 10 palhinhas e 2 copinhos”, “distribuam as palhinhas em partes iguais pelos copinhos”, “quantas palhinhas ficaram em cada copinho”. Estes desafios foram realizados diversas vezes até que os alunos começaram a dizer que estavam a dividir. Assim que os alunos perceberam o que estavam a fazer, foi feita a introdução do conceito da divisão em partes iguais e do símbolo “:” . No decorrer desta atividade, verificou-se um enorme prazer, interesse e motivação dos alunos na realização das tarefas. No final, os alunos referiram que foi muito engraçado resolver os desafios em grupos e que gostaram de trabalhar a divisão sem ser no livro e no caderno.

      Comentários

      Mensagens populares deste blogue

      Material Multibásico (MAB)

        Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

      Quadrados de Dominó

        Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

      Socrative

        Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...