A Divisão em Partes Iguais
Conteúdos:
Divisão Inteira
Efetuar Divisões Inteiras
Fotos da atividade:
Divisão Inteira
- Divisão inteira por métodos informais.
- Problemas/desafios envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento.
Efetuar Divisões Inteiras
- Compreender a divisão como distribuição em partes iguais.
- Efetuar divisões através da manipulação de objetos.
- Resolver situações utilizando a divisão.
- Distribuição dos copinhos de iogurte e das palhinhas por mesa.
- Introdução dos desafios aos alunos (desafio: individual; a pares e em grupos de 4 alunos).
- Preparação da atividade: (2h30m);
- Realização da atividade:1aula (2h30m).
- Copos de iogurte e palhinhas.
- Preparação da atividade: (2h30m);
- Realização da atividade:1aula (2h30m).
Fotos da atividade:
1º - DESAFIO - INDIVIDUAL
a) Pegar em 2 copinhos e 10 palhinhas;
b) Distribuir as palhinhas pelos dois copos em quantidades iguais; c) Descobrir quantas palhinhas tem cada copo.
2º - DESAFIO - INDIVIDUAL
a) Pegar em três copinhos e 12 palhinhas.
b) distribuir as palhinhas pelos três copos em quantidades iguais.
c) descobrir quantas palhinhas tem cada copo.
3º DESAFIO - A PARES
a) Pegar em 6 copinhos e 30 palhinhas.
b) distribuir as palhinhas pelos seis copos em quantidades iguais.
c) descobrir quantas palhinhas tem cada copo.
3º DESAFIO - EM GRUPO
Reflexão:
Esta atividade foi iniciada sem introduzir nenhum conceito. Primeiro, foi feita a distribuição do material por mesa (copinhos e palhinhas) e foi-lhes dado um desafio. Nos desafios foi utilizada sempre a mesma linguagem matemática, por exemplo, “peguem em 10 palhinhas e 2 copinhos”, “distribuam as palhinhas em partes iguais pelos copinhos”, “quantas palhinhas ficaram em cada copinho”. Estes desafios foram realizados diversas vezes até que os alunos começaram a dizer que estavam a dividir. Assim que os alunos perceberam o que estavam a fazer, foi feita a introdução do conceito da divisão em partes iguais e do símbolo “:” . No decorrer desta atividade, verificou-se um enorme prazer, interesse e motivação dos alunos na realização das tarefas. No final, os alunos referiram que foi muito engraçado resolver os desafios em grupos e que gostaram de trabalhar a divisão sem ser no livro e no caderno.
Esta atividade foi iniciada sem introduzir nenhum conceito. Primeiro, foi feita a distribuição do material por mesa (copinhos e palhinhas) e foi-lhes dado um desafio. Nos desafios foi utilizada sempre a mesma linguagem matemática, por exemplo, “peguem em 10 palhinhas e 2 copinhos”, “distribuam as palhinhas em partes iguais pelos copinhos”, “quantas palhinhas ficaram em cada copinho”. Estes desafios foram realizados diversas vezes até que os alunos começaram a dizer que estavam a dividir. Assim que os alunos perceberam o que estavam a fazer, foi feita a introdução do conceito da divisão em partes iguais e do símbolo “:” . No decorrer desta atividade, verificou-se um enorme prazer, interesse e motivação dos alunos na realização das tarefas. No final, os alunos referiram que foi muito engraçado resolver os desafios em grupos e que gostaram de trabalhar a divisão sem ser no livro e no caderno.
Comentários
Enviar um comentário