Avançar para o conteúdo principal

Cristina - Figuras simétricas 2º ano



 Nome: Figuras simétricas

 Ano de escolaridade: 2º ano

Materiais: Miras, cartão de espelho, folhas de papel cavalinho A5 3 A3 e lápis de cor

Conteúdos: Construção de figuras com eixo de simetria.


Metas a atingir: GM2 – 2.12 – Completar figuras planas de modo que fiquem simétricas relativamente a um eixo previamente fixado, utilizando dobragens, papel vegetal, etc.

Fotos:
























 Reflexão: Comecei por lhes pedir para escreverem os seus nomes numa folha de papel branca, em letra de imprensa maiúscula. Posteriormente pedi-lhes que a colocassem em frente ao espelho, para que pudessem verificar o que acontecia. Os alunos verificaram que os nomes refletidos nos espelhos ficavam ao contrário. No entanto, a aluna ANNA, informou os colegas que o seu nome era possível ler projetado no espelho. Debatemos o motivo do nome ANNA se conseguir ler no espelho e o dos outros colegas não. Pedi-lhes que tentassem arranjar outras palavras em que fosse possível observara mesma situação. Surgiram as palavras (OVO, AMA, COCO e ATA).
Para finalizar, levei imagens em tamanho A3, com o eixo de simetria traçado. Utilizando as miras os alunos tinham que pintar correctamente (cor e localização) a figura simétrica à dada. 
No final da atividade os alunos conseguiram identificar o eixo de simetria das figuras e perceber a noção de simetria de reflexão (imagem em espelho).
Os alunos estiveram sempre muito motivados para a realização da tarefa, principalmente na utilização das miras, porque nunca tinham utilizado.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...