Ano de escolaridade: 2º ano
Materiais: Miras, cartão de espelho, folhas de papel cavalinho A5 3 A3 e lápis de cor
Conteúdos: Construção de figuras com eixo de simetria.
Metas a atingir: GM2 – 2.12 – Completar figuras planas de modo que fiquem simétricas relativamente a um eixo previamente fixado, utilizando dobragens, papel vegetal, etc.
Fotos:
Reflexão: Comecei por lhes pedir para escreverem os seus nomes numa folha de papel
branca, em letra de imprensa maiúscula. Posteriormente pedi-lhes que a
colocassem em frente ao espelho, para que pudessem verificar o que acontecia.
Os alunos verificaram que os nomes refletidos nos espelhos ficavam ao
contrário. No entanto, a aluna ANNA, informou os colegas que o seu nome era
possível ler projetado no espelho. Debatemos o motivo do nome ANNA
se conseguir ler no espelho e o dos outros colegas não. Pedi-lhes que tentassem
arranjar outras palavras em que fosse possível observara mesma situação.
Surgiram as palavras (OVO, AMA, COCO e ATA).
Para finalizar, levei imagens em tamanho A3, com o eixo de
simetria traçado. Utilizando as miras os alunos tinham que pintar correctamente
(cor e localização) a figura simétrica à dada.
No final da atividade os alunos conseguiram identificar o
eixo de simetria das figuras e perceber a noção de simetria de reflexão (imagem
em espelho).
Os alunos estiveram sempre muito motivados para a realização da tarefa, principalmente na utilização das miras, porque nunca tinham utilizado.
Comentários
Enviar um comentário