Avançar para o conteúdo principal

Eloísa - 5 - Pavimentações (atividade da colega - 4º ano)

Pavimentações - Blocos Padrão - 3º ano

Conteúdo: 
  • Figuras geométricas
Metas a atingir: 
  • Reconhecer figuras geométricas em pavimentações
  • Efetuar pavimentações com os blocos padrão.
  • Reproduzir pavimentações. 
Materiais: 
  • Blocos padrão de diferentes cores (triângulos, quadrados e hexágonos);
  • Papel ponteado quadriculado e triangulado A4;
  • Tesoura e cola. 
Descrição da atividade: 
  • Visualização de imagens de pavimentações e reconhecimento de figuras geométricas.
  • Entrega e recorte de blocos padrão de diferentes cores (triângulos, quadrados e hexágonos).
  • Construção de pavimentações em papel quadriculado e ponteado A4, através da colagem. 
  • Exposição de todas as pavimentações.
  • Análise e debate sobre as diversas formas e possibilidades de fazer diferentes padrões com apenas três figuras geométricas. 
Duração:
  • Preparação da atividade: 2h30m;
  • Realização da atividade: 1ª aula (2h30m).
Fotos da atividade:






Reflexão:

Esta atividade permitiu aos alunos identificar várias figuras geométricas, pensar sobre como poderiam ligá-las e criar diferentes padrões. Sentiram a atividade como mais um desafio e um problema que tinham de resolver pois foi pedido pela professora uma pavimentação para colocar na wc da minha Barbie. Com este mote os alunos sentiram a necessidade de criar algo interessante e ajudar a professora no seu dilema Que chão colocar na WC da sua Barbie. Ao mesmo tempo foi colocada uma música de relaxamento, o que levou os alunos a uma maior concentração na atividade. Foram poucos os alunos que tiveram dificuldade em criar as pavimentações. No final os alunos ficaram muito surpreendidos com a diversidade de padrões e como cada pessoa pensa de maneira diferente. Referiram que é engraçado como, com o mesmo material, se podem fazer muitas coisas diferentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...