Avançar para o conteúdo principal

Cristina - Atividade 3 - Unidades de tempo


Nome: Unidades de tempo

Ano de escolaridade: 2º ano

Materiais: Papel A3, lápis de cor e cera, canetas de feltro, ataches, computador, quadro interactivo e plataforma beteable.

Conteúdos:
- Instrumentos de medida do tempo;
- A hora;
- Relógios de ponteiros e a medida do tempo em horas, meias horas e quartos de hora.

Metas a atingir: GM2 – 7.1 – Efetuar medições do tempo utilizando instrumentos apropriados.
GM2 –  7.2 – Reconhecer a hora como unidade de medida de tempo e relacioná-la com o dia.
GM2 – 7.3 – Ler e escrever a medida de tempo apresentado num relógio de ponteiros, em horas, meias horas e quartos de hora.

Fotos:



























Link:https://biteable.com/watch/presentation-3-1696074/
Reflexão: Para iniciar este conteúdo elaborei um vídeo na plataforma beteable, aquando da apresentação do mesmo, os alunos estiveram muito atentos e concentrados, porque nunca tinham assistido a um vídeo deste género e acharam-no muito engraçado e divertido. Após duas visualizações do vídeo, fizemos revisão dos conteúdos que tinham sido abordados no vídeo, oralmente. A grande maioria dos alunos da turma tinha adquirido os conceitos elencados no vídeo. Esta parte da atividade foi realizada na biblioteca da escola. Depois em sala de aula, forneci aos alunos uma folha A3 com o desenho de um relógio em forma de gato, que os alunos pintaram ao seu gosto, construindo assim cada um o seu próprio relógio.
Quando cada aluno já tinha o seu próprio relógio construído, fui-lhes dizendo horas que eles tinham que representar no seu relógio e mostrar para o grupo turma para verificarmos se estava correto. Depois realizaram este mesmo trabalho a pares, um dizia um determinado horário e o colega representava e depois alternavam.
A atividade foi muito bem sucedida, pois os alunos revelaram facilidade na representação das horas dos relógios.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...