Avançar para o conteúdo principal

Patrícia - Atividade 3 - Simetrias

Nome da atividade: Simetrias

Ano de escolaridade: 3.º / 4.º

Materiais: - Blocos Lógicos (quadrados);
                  - Espelhos;
                  - Lápis;
                  - Lápis de cor;
                  - Fichas de trabalho;
                  - Folha quadriculada (1 cm)
                  - Mira.

Conteúdos: Geometria e Medida – Figuras Geométricas
- Identificação de eixos de simetria em figuras planas;
- Construção de figuras com eixo de simetria.

Metas: Geometria e Medida - Figuras geométricas
- Identificar eixos de simetria em figuras planas utilizando dobragens, papel vegetal, etc.


                            

                               






Descrição e reflexão:
Os alunos foram agrupados a pares e a cada grupo foi distribuído um conjunto de 3 quadrados e um espelho. Foi-lhes solicitado que dispusessem os quadrados em linha reta, sem tocarem uns nos outros e que colocassem o espelho de modo a verem seis quadrados, inicialmente muitos deles colocaram o espelho paralelo à linha de quadrados, mas depressa se aperceberam que se colocassem no seguimento dessa linha iriam conseguir ver os seis, sem qualquer problema. De seguida, foi-lhes pedido que colocassem o espelho de modo a verem quatro quadrados, sem os mudarem de sítio e a maioria dos grupos chegou à solução sem grandes dificuldades, mas, sem que nada o fizesse prever, houve um grupo que disse “Professora, já vimos três!”, o que levou todos os grupos a tentarem ver também e acabou por alterar a sequência do exercício.
Ao longo da tarefa, fui circulando de modo a ir verificando a colocação do espelho e o número total das figuras (6, 4, 2, 5, 3 e 1), dado pelos quadrados visíveis e pelas suas reflexões.
Seguiram-se as tarefas das carruagens do comboio e dos triângulos, que ajudaram os alunos a perceber melhor como deveriam colocar o espelho de modo a obter o que lhes era pedido. Na tarefa dos triângulos, os alunos verificaram que os triângulos eram equiláteros e que bastava colocar o espelho a meio de um lado e no vértice oposto para obter o resultado desejado.
De forma a explorar melhor as simetrias, através das reflexões de espelhos, foi distribuída a ficha de trabalho “Monstros no espelho” e solicitado que encontrassem a linha de simetria de modo a ver as imagens representadas no final da mesma. Uma vez que as imagens a encontrar eram bastante pormenorizadas, houve algumas dificuldades em encontrar o local exato de colocação do espelho, mas os alunos que normalmente demonstram mais dificuldades nos cálculos, foram os primeiros a chegar à linha de simetria a desenhar.
Para concluir, foi-lhes pedido que, a pares, numa folha quadriculada, começassem por desenhar o eixo de simetria e metade de uma figura que os colegas, posteriormente, deveriam concluir (de forma simétrica), mas além disso deveriam desafiar os colegas a ver figuras diferentes, tal como na atividade anterior.
Foi muito interessante ver como os alunos souberam pensar e discutir a pares, de forma a dificultar a tarefa aos colegas, criando muitos pormenores nas metades desenhadas e vários desafios, como por exemplo, ver 16 enfeites, ver 3 olhos, entre outros. Quando trocaram os desenhos entre si, puderam utilizar a mira, no entanto grande parte deles só a utilizou para verificar o resultado da simetria de reflexão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...