Nome da atividade: Simetrias
Ano de escolaridade: 3.º / 4.º
Materiais: - Blocos
Lógicos (quadrados);
- Espelhos;
- Espelhos;
- Lápis;
- Lápis de cor;
- Fichas de trabalho;
- Folha quadriculada (1 cm)
- Mira.
Conteúdos: Geometria e Medida –
Figuras Geométricas
-
Identificação de eixos de simetria em figuras planas;
-
Construção de figuras com eixo de simetria.
Metas: Geometria e Medida - Figuras geométricas
- Identificar eixos de simetria em figuras planas
utilizando dobragens, papel vegetal, etc.
Descrição e reflexão:
Os
alunos foram agrupados a pares e a cada grupo foi distribuído um conjunto de 3
quadrados e um espelho. Foi-lhes solicitado que dispusessem os quadrados em
linha reta, sem tocarem uns nos outros e que colocassem o espelho de modo a verem
seis quadrados, inicialmente muitos deles colocaram o espelho paralelo à linha
de quadrados, mas depressa se aperceberam que se colocassem no seguimento dessa
linha iriam conseguir ver os seis, sem qualquer problema. De seguida, foi-lhes pedido
que colocassem o espelho de modo a verem quatro quadrados, sem os mudarem de
sítio e a maioria dos grupos chegou à solução sem grandes dificuldades, mas, sem
que nada o fizesse prever, houve um grupo que disse “Professora, já vimos três!”,
o que levou todos os grupos a tentarem ver também e acabou por alterar a
sequência do exercício.
Ao
longo da tarefa, fui circulando de modo a ir verificando a colocação do espelho
e o número total das figuras (6, 4, 2, 5, 3 e 1), dado pelos quadrados visíveis
e pelas suas reflexões.
Seguiram-se
as tarefas das carruagens do comboio e dos triângulos, que ajudaram os alunos a
perceber melhor como deveriam colocar o espelho de modo a obter o que lhes era
pedido. Na tarefa dos triângulos, os alunos verificaram que os triângulos eram
equiláteros e que bastava colocar o espelho a meio de um lado e no vértice
oposto para obter o resultado desejado.
De
forma a explorar melhor as simetrias, através das reflexões de espelhos, foi
distribuída a ficha de trabalho “Monstros no espelho” e solicitado que
encontrassem a linha de simetria de modo a ver as imagens representadas no
final da mesma. Uma vez que as imagens a encontrar eram bastante pormenorizadas,
houve algumas dificuldades em encontrar o local exato de colocação do espelho,
mas os alunos que normalmente demonstram mais dificuldades nos cálculos, foram
os primeiros a chegar à linha de simetria a desenhar.
Para
concluir, foi-lhes pedido que, a pares, numa folha quadriculada, começassem por
desenhar o eixo de simetria e metade de uma figura que os colegas,
posteriormente, deveriam concluir (de forma simétrica), mas além disso deveriam
desafiar os colegas a ver figuras diferentes, tal como na atividade anterior.
Foi
muito interessante ver como os alunos souberam pensar e discutir a pares, de
forma a dificultar a tarefa aos colegas, criando muitos pormenores nas metades
desenhadas e vários desafios, como por exemplo, ver 16 enfeites, ver 3 olhos, entre
outros. Quando trocaram os desenhos entre si, puderam utilizar a mira, no
entanto grande parte deles só a utilizou para verificar o resultado da simetria
de reflexão.
Comentários
Enviar um comentário