Avançar para o conteúdo principal

Rosa - Simetrias

Simetrias

4º ano

Objetivo:


1ª aula


- Conhecer a obra do pintor Maurits Cornelis Escher.







- Completar figuras planas de modo que fiquem simétricas relativamente a um eixo previamente fixado.

- Construir figuras com eixo de simetria em papel pontilhado.
















2ª aula

- Adquirir a noção de assimetria.



3ª aula

- Construir/inventar simetrias em papel quadriculado (folha do seu cadernão) com eixos de simetria.







4ª aula

- Como construir um rosto simétrico.



Descrição:


1ª aula


Inicialmente foi abordada a obra de Maurits Cornelis Escher através da mostra de várias imagens/obras e abordado o conceito de Arte Abstrata e as suas caraterísticas (Simetrias) Os alunos observam um pouco da obra do pintor holandês Maurits Cornelis Escher: artista matemático, sobretudo geométrico (com estruturas matemáticas complexas; a arte transformada em geometria ou a geometria em arte). Apelidado de “O mágico das artes gráficas”. As suas obras em perspetiva são geradoras de ilusão ótica. (Imagens do documento 1).

Seguidamente foram abordados conhecimentos como: a noção de simetria; onde se encontram simetrias; como desenhar simetrias; recordar e verificar os eixos de simetria em polígonos regulares e não regulares.



Posteriormente é distribuído por cada aluno uma ficha com simetrias (simetria de reflexão) para que os alunos as reproduzam inicialmente sem a ajuda do mira e através da dobragem do papel, notando que a figura inicial é refletida em torno de seu eixo, formando-se uma figura simétrica e depois com a ajuda do mira confirmando assim se as figuras que vão completando estão ou não corretas.


2ª aula

Os alunos construiem/inventam simetrias em papel quadriculado (folha do seu cadernão). De seguida dá-a a um colega para este a reproduzir. A pares verificam a simetria com a ajuda do mira e corrigem-na se necessário (simetria e assimetria).

Durante esta atividade a professora chamou os alunos à sua secretária que recebem três folhas com várias imagens, onde vão tentar, com a ajuda do mira, colocar o cabelo na senhora, as velas no bolo e o doce no gelado, conforme sugerido, numa das sessões, pela Formadora.

Os alunos, por iniciativa própria fizeram simetrias com o seu nome em papel quadriculado.




Apresentação e discussão das estratégias usadas.

Avaliação.


3ª aula

Os alunos aprenderam a desenhar um rosto simétrico.




4ª aula

Construção e montagem de um painel das simetrias com as simetrias construídas.


Materiais:


Mira; folhas de papel quadriculado; fichas de trabalho impressas; lápis; borracha; lápis de cor computador com acesso à internet e afia.


Reflexão:


A atividade foi importante para recordarem conceitos leccionados no 3º ano. Os alunos demonstraram muito interesse pelas atividades realizadas. Mantiveram-se muito atentos e empenhados em executar todos os exercícios corretamente e trabalharam muito bem individualmente e a pares, colaborando e ajudando os parceiros. Gostaram muito da obra de Maurits Cornelis Escher.

As aulas foram dinâmicas, os alunos gostaram de utilizar os miras e sua utilização foi fundamental para a concretização da atividade e para a sua verificação, principalmente quando foram encontradas assimetrias. Também gostaram muito de inventar e de fazer as simetrias no papel quadriculado e foram bastante criativos.

Os alunos compreenderam a existência de figuras simétricas em relação a um eixo de simetria e adquiriram o conceito de eixo de simetria.

Gostaram de realizar a atividade do rosto simétrico mas demonstraram algumas dificuldades. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...