Simetrias
4º ano
Objetivo:
1ª aula
- Conhecer a obra do pintor Maurits Cornelis Escher.
- Completar figuras planas de modo que
fiquem simétricas relativamente a um eixo previamente fixado.
- Construir figuras com eixo de simetria em papel pontilhado.
2ª aula
3ª aula
- Construir/inventar simetrias em papel
quadriculado (folha do seu cadernão) com eixos de simetria.
4ª aula
- Como construir um rosto simétrico.
Descrição:
1ª aula
Inicialmente foi abordada a obra de
Maurits Cornelis Escher através da mostra de várias imagens/obras e abordado o
conceito de Arte Abstrata e as suas caraterísticas (Simetrias) Os alunos observam um pouco da obra
do pintor holandês Maurits Cornelis Escher: artista matemático, sobretudo
geométrico (com estruturas matemáticas complexas; a arte transformada em
geometria ou a geometria em arte). Apelidado de “O mágico das artes gráficas”.
As suas obras em perspetiva são geradoras de ilusão ótica. (Imagens do
documento 1).
Seguidamente foram abordados conhecimentos como: a noção de simetria; onde se encontram
simetrias; como desenhar
simetrias; recordar e verificar os eixos de simetria em polígonos regulares e
não regulares.
Posteriormente é distribuído por cada
aluno uma ficha com simetrias (simetria de reflexão) para que os alunos as reproduzam
inicialmente sem a ajuda do mira e através da dobragem do papel, notando que a figura inicial é
refletida em torno de seu eixo, formando-se uma figura simétrica e depois com a
ajuda do mira confirmando assim se as figuras que vão completando estão ou não
corretas.
2ª aula
Os alunos construiem/inventam simetrias em papel quadriculado (folha do seu
cadernão). De seguida dá-a a um colega para este a reproduzir. A pares
verificam a simetria com a ajuda do mira e corrigem-na se necessário (simetria e assimetria).
Durante esta atividade a professora
chamou os alunos à sua secretária que recebem três folhas com várias imagens,
onde vão tentar, com a ajuda do mira, colocar o cabelo na senhora, as velas no
bolo e o doce no gelado, conforme sugerido, numa das sessões, pela Formadora.
Os alunos, por iniciativa própria
fizeram simetrias com o seu nome em papel quadriculado.
Apresentação e discussão das
estratégias usadas.
Avaliação.
3ª aula
Os alunos aprenderam a desenhar um
rosto simétrico.
4ª aula
Construção e montagem de um painel
das simetrias com as simetrias construídas.
Materiais:
Mira; folhas
de papel quadriculado; fichas de trabalho impressas; lápis; borracha; lápis de
cor computador com acesso à internet e afia.
Reflexão:
A atividade foi
importante para recordarem conceitos leccionados no 3º ano. Os alunos
demonstraram muito interesse pelas atividades realizadas. Mantiveram-se muito atentos
e empenhados em executar todos os exercícios corretamente e trabalharam muito
bem individualmente e a pares, colaborando e ajudando os parceiros. Gostaram
muito da obra de Maurits Cornelis Escher.
As aulas foram dinâmicas, os alunos gostaram
de utilizar os miras e sua utilização foi fundamental para a concretização da
atividade e para a sua verificação, principalmente quando foram encontradas
assimetrias. Também gostaram muito de inventar e de fazer as simetrias no papel
quadriculado e foram bastante criativos.
Os alunos compreenderam a existência
de figuras simétricas em relação a um eixo de simetria e adquiriram o conceito de eixo de simetria.
Gostaram de realizar a atividade do
rosto simétrico mas demonstraram algumas dificuldades.
Comentários
Enviar um comentário