Avançar para o conteúdo principal

Cristina - Atividade 4 - Resolução de problemas


Nome: Resolução de problemas
 Ano de escolaridade: 4º ano

Materiais: Papel A3 e A4, lápis e borracha

Conteúdos: - Problemas de vários passos relacionando medidas de diferentes grandezas.

Metas a atingir: NO4 – 3.1 – Resolver problemas de vários passos envolvendo números naturais e as quatro operações







Fotos:











Reflexão: Como apliquei esta atividade a um grupo turma do 4º ano, que está habituado a resolver problemas das mais variadas formas, achei que seria preferível arranjar um conjunto de problemas e deixá-los resolver os problemas individualmente, e esperar para ver as diferentes estratégias.
Comecei por fazer uma pesquisa na internet de diferentes problemas que poderiam ser aplicados a uma turma de 4º ano de escolaridade, dos que encontrei selecionei seis, os que me pareceram mais interessantes para explorar o que eu pretendia.
Em sala de aula, entreguei a cada aluno um folha A4 com o enunciado dos problemas e uma folha A3 dividida em seis partes iguais, onde cada aluno individualmente deveria realizar a resolução de cada problema.
No final, os alunos fizeram a comunicação matemática da resolução dos problemas com as diferentes estratégias e foi muito construtivo verificar como os alunos conseguiam explicar o seu ponto de vista sobre a forma como optaram por resolver o seu problema. Para além disso, conseguiam explicar aos colegas que não tinham conseguido chegar à correta resolução do problema indicando o que estes deveriam corrigir e o porquê.
A atividade foi muito enriquecedora para os alunos pela troca de ideias e de estratégias.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...