Nome: Frações
Ano: 3º
Materiais: Spinner, círculo dividido em partes iguais com frações inscritas, dados, lápis de cor, papel quadriculado.
Conteúdos:
Números racionais não negativos:
Fração como representação de medida de comprimento e de outras grandezas; Representação de frações na reta numérica; Frações equivalentes e noção de número racional; Ordenação de números racionais representados por frações com o mesmo numerador ou o mesmo denominador; Frações próprias.
Adição e subtração de números racionais não negativos representados por frações:
Adição e subtração de números racionais representados por frações com o mesmo denominador.
Metas:
NO3 - 11.1 - Fixar um segmento de reta como unidade e identificar uma fração unitária 1/b (sendo b um número natural) como um número igual à medida do comprimento de cada um dos segmentos de reta resultantes da decomposição da unidade em b segmentos de reta de comprimentos iguais.
NO3 - 11.2 - Fixar um segmento de reta como unidade e identificar uma fração a/b (sendo a e b números naturais) como um número, igual à medida do comprimento de um segmento de reta obtido por justaposição retilínea, extremo a extremo, de segmentos de reta com comprimentos iguais medindo 1/b.
NO3 - 11.3 - Utilizar corretamente os termos «numerador» e «denominador».
NO3 - 11.5 - Utilizar as frações para designar grandezas formadas por certo número de partes equivalentes a uma que resulte de divisão equitativa de um todo.
NO3 - 11.9 - Reconhecer que frações com diferentes numeradores e denominadores podem representar o mesmo ponto da reta numérica, associar a cada um desses pontos representados por frações um «número racional» e utilizar corretamente neste contexto a expressão «frações equivalentes».
NO3 - 11.10 - Identificar frações equivalentes utilizando medições de diferentes grandezas.
NO3 - 11.13 - Ordenar frações com o mesmo denominador.
NO3 - 11.14 - Ordenar frações com o mesmo numerador.
NO3 - 11.15 - Reconhecer que uma fração de denominador igual ou superior ao numerador representa um número racional respetivamente igual ou inferior a 1 e utilizar corretamente o termo «fração própria».
NO3 - 12.6 - Reconhecer que a soma e a diferença de frações de iguais denominadores podem ser obtidas adicionando e subtraindo os numeradores.
Fotografias:
Reflexão:
Iniciei a aula questionando os alunos onde já teriam visto as expressões ½, ¼, ¾ … Um dos alunos referiu de imediato que já tinha visto essas indicações em algumas receitas de bolos. Debatemos o assunto e em conjunto os alunos chegaram à conclusão que são medidas para representar quantidades nas receitas. Questionei-os sobre a possibilidade de serem utilizadas fora da culinária ao que um aluno imediatamente respondeu que também podem ser utilizadas noutros contextos.
Exploramos o material manipulável existente na sala e os alunos chegaram à conclusão que os dois números da fração representam duas situações distintas. O numerador representa a quantidade que se tem do todo; já o denominador indica o número de partes em que se divide o todo.
A seguir fizemos um pequeno jogo utilizando um spinner. Este foi colocado no centro de uma folha onde já estavam escritas frações, os alunos colocaram os spinners a girar e a fração que lhes calhava deveria ser pintada numa outra folha onde estavam desenhadas as várias frações a ser utilizadas.
Posteriormente, fizemos outro jogo, desta vez utilizando dados. Um dos dados representava o numerador e o outro o denominador. Após lançar os dados os alunos deveriam desenhar em papel quadriculado a fração representada pelos valores obtidos pelo lançamento dos dados.
Explorámos os exercícios existentes nos manuais dos alunos, o que nos permitiu ainda debater e identificar frações equivalentes, frações próprias (e consequentemente frações impróprias) e a realização de somas e subtrações com frações de denominadores iguais.
Os alunos demonstraram-se muito atentos e motivados para as aprendizagens, principalmente quando lhes pedi que utilizassem os spinners para fazer exercícios de matemática. Houve uma grande interação entre os alunos e isso permitiu que estes trocassem ideias sobre os trabalhos a realizar estando mais empenhados e focados na realização dos exercícios.
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