Avançar para o conteúdo principal

Roleta Pedagógica

 Título:  
Roleta da Tabuada


Descrição geral: 
Os alunos fazem grupos de 4.
Cada grupo recebe uma folha de cartolina, 10 tampas de garrafas de plástico, e um spiner.
Traçam um círculo e dividem-nos em 10 partes iguais. Colam 10 tampinhas, uma em cada divisão do círculo.
Em cada tampinha colam uma etiqueta com os números até 10.
No centro do spiner colam uma etiqueta com o número da tabuada que vão utilizar. Colam um marcador numa das pontas do spiner.
Colocam o spiner no centro do círculo.
O spiner roda e, ao número apontado pelo marcador, deve corresponder o resultado da multiplicação.
Ideias para recursos úteis:
Traçar e dividir círculos, em partes iguais.



Motivação para os docentes:
- envolvimento dos alunos nas tarefas;
- motiva a aprendizagem;


Motivação para os alunos:

De uma forma lúdica, os alunos treinam a tabuada ou outros conteúdos que podem ser adaptados ao jogo:
                                            frações;
                                            verbos;
                                            palavras da mesma família...
Preparar:
Dividir um círculo em 10 partes iguais.
Selecionar o tema da roleta.

Inspirar: 
Motivar a construção
Adaptar um brinquedoà aquisição de aprendizagens;
Transformar a atividade num jogo;
Atribuir pontos;
Variar o jogo.
Orientar: 
- ajudar os alunos a dividir o círculo em partes iguais;
- ajudar a formar equipas:
- incentivar a participação de todos os alunos, alterando o grau de dificuldade.
Avaliar:
Comparar o número de pontos atribuídos;

Resultado final:




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...