Atividade:
“Aprendo a subtrair com o MAB” – 3.º ano de escolaridade
Objetivo:
- compreender as etapas da subtração com recurso ao empréstimo (decomposição/troca/empréstimo);
Descrição:
Os alunos foram dispostos em grupos de 2/3 alunos. A cada grupo foi distribuído peças do MAB.
Numa primeira fase os alunos manipularam livremente o MAB. Uma vez que os alunos já conheciam este recurso didático em aulas anteriores, foi-lhes pedido que relembrassem o que representava cada uma das peças: um cubinho representava uma unidade; uma barrinha representava uma dezena; uma placa representava uma centena. De seguida, os alunos estabeleceram as equivalências: 10 cubinhos equivalem a uma barrinha (10U = 1D); 10 barrinhas equivalem a uma placa (10D =1C). Depois da exploração destas equivalências, avançou-se para o passo seguinte.
Num primeiro momento os alunos foram desafiados a realizar algumas subtrações simples recorrendo ao MAB. Os alunos tiveram de representar o aditivo com o material e, posteriormente, retirar a quantidade indicada no subtrativo. Verificou-se que realizaram esta tarefa com facilidade, uma vez que os algarismos do subtrativo eram maiores do que o aditivo.
Posteriormente, foram colocados no quadro algumas subtrações em que era necessário o recurso ao “e vai um” (por exemplo, 53 - 18) e os alunos foram desafiados a realizar as subtrações indicadas, traçando e implementando todas as estratégias com o MAB, que achassem necessárias. Nesta fase os alunos tiveram algumas dificuldades em desenvolver uma estratégia que lhes permitisse realizar a subtração, uma vez que não conseguiam subtrair 8U a 3U. Por esta razão, após algumas tentativas, foi-lhes relembrado as equivalências que tinham estabelecido no início da aula (10U = 1D; 10D = 1C). Depois de receberem esta “dica”, os alunos perceberam que as 3U teriam de pedir um empréstimo de 1D às 5D. Como 1D = 10U, então os alunos ficavam com 13 U e, desta forma, já conseguiam subtrair 8U a 13U (13U-8U=5U). No fim teriam apenas de subtrair as dezenas, pelo que 4U – 1U=3U. Portanto, 53 – 18 = 35.
Depois desta primeira experiência foi solicitado aos alunos a realização de outras subtrações recorrendo ao empréstimo: 82 – 27 ; 95 – 66; 175 – 73; 235 – 178.
No final da atividade foi solicitado aos alunos que escolhessem uma das subtrações efetuadas e que representassem numa folha as operações que fizeram.
Vídeos da atividade:
https://www.youtube.com/watch?v=7-diGUoV13s&t=10s
https://www.youtube.com/watch?v=-EoAF4-Ppw8&t=17s
https://www.youtube.com/watch?v=kwMgUPFCjBE&t=9s
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