Avançar para o conteúdo principal

Yaqueline - Subtrair com o MAB

Atividade:
“Aprendo a subtrair com o MAB” – 3.º ano de escolaridade


Objetivo:
compreender as etapas da subtração com recurso ao empréstimo (decomposição/troca/empréstimo);

Descrição:

Os alunos foram dispostos em grupos de 2/3 alunos. A cada grupo foi distribuído peças do MAB.
Numa primeira fase os alunos manipularam livremente o MAB. Uma vez que os alunos já conheciam este recurso didático em aulas anteriores, foi-lhes pedido que relembrassem o que representava cada uma das peças: um cubinho representava uma unidade; uma barrinha representava uma dezena; uma placa representava uma centena. De seguida, os alunos estabeleceram as equivalências: 10 cubinhos equivalem a uma barrinha (10U = 1D); 10 barrinhas equivalem a uma placa (10D =1C). Depois da exploração destas equivalências, avançou-se para o passo seguinte.
Num primeiro momento os alunos foram desafiados a realizar algumas subtrações simples recorrendo ao MAB. Os alunos tiveram de representar o aditivo com o material e, posteriormente, retirar a quantidade indicada no subtrativo. Verificou-se que realizaram esta tarefa com facilidade, uma vez que os algarismos do subtrativo eram maiores do que o aditivo.
Posteriormente, foram colocados no quadro algumas subtrações em que era necessário o recurso ao “e vai um” (por exemplo, 53 - 18) e os alunos foram desafiados a realizar as subtrações indicadas, traçando e implementando todas as estratégias com o MAB, que achassem necessárias. Nesta fase os alunos tiveram algumas dificuldades em desenvolver uma estratégia que lhes permitisse realizar a subtração, uma vez que não conseguiam subtrair 8U a 3U. Por esta razão, após algumas tentativas, foi-lhes relembrado as equivalências que tinham estabelecido no início da aula (10U = 1D; 10D = 1C). Depois de receberem esta “dica”, os alunos perceberam que as 3U teriam de pedir um empréstimo de 1D às 5D. Como 1D = 10U, então os alunos ficavam com 13 U e, desta forma, já conseguiam subtrair 8U a 13U (13U-8U=5U). No fim teriam apenas de subtrair as dezenas, pelo que 4U – 1U=3U. Portanto, 53 – 18 = 35.
Depois desta primeira experiência foi solicitado aos alunos a realização de outras subtrações recorrendo ao empréstimo: 82 – 27 ; 95 – 66; 175 – 73; 235 – 178.
No final da atividade foi solicitado aos alunos que escolhessem uma das subtrações efetuadas e que representassem numa folha as operações que fizeram.

Vídeos da atividade:

https://www.youtube.com/watch?v=7-diGUoV13s&t=10s

https://www.youtube.com/watch?v=-EoAF4-Ppw8&t=17s


https://www.youtube.com/watch?v=kwMgUPFCjBE&t=9s

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...