Avançar para o conteúdo principal

Yaqueline - Vamos descobrir e criar MONSTROS

Atividade:
“Vamos descobrir e criar MONSTROS” – 1.º ano de escolaridade


Objetivo:
- identificação de eixos de simetria em figuras planas.
- exploração de simetrias através de espelhos.


Descrição:
Os alunos foram dispostos em grupos de 2 alunos. A cada aluno foi dada uma ficha de trabalho.

Numa primeira fase os alunos observaram o monstro principal que estava ilustrado na ficha de trabalho e tiveram de lhe dar um nome. Posteriormente, a cada grupo foi distribuído um espelho.
Seguidamente, foi proposto aos alunos que, com o auxílio do espelho fizessem com que o monstro principal ficasse parecido a outros monstrinhos (imagens obtidas colocando o espelho em cima de diferentes eixos de simetria do monstro principal, o que fazia com que se obtivessem os monstrinhos). Depois de alguns minutos de tentativa, alguns alunos descobriram a forma correta de colocar o espelho sobre o monstro para obter a imagem espelhada, semelhante aos monstrinhos representados. No fim, os alunos tiveram de desenhar onde colocaram o espelho (os eixos de simetrias) para visualizarem os monstrinhos.
Na fase final da atividade, propôs-se aos alunos que completassem a montagem de um monstro em cima da mesa, obtendo a sua imagem a partir de um eixo de simetria. Para isso na mesa foi colocada uma fita (eixo de simetria) e de um dos lados da fita montou-se uma imagem com lápis de cor (metade do monstro). Os alunos tiveram de completar com lápis de cor, o outro lado da imagem.















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...