Atividade:
“Vamos descobrir e criar
MONSTROS” – 1.º ano de escolaridade
Objetivo:
- identificação de
eixos de simetria em figuras planas.
- exploração de simetrias
através de espelhos.
Descrição:
Os alunos foram dispostos em grupos de 2 alunos. A cada
aluno foi dada uma ficha de trabalho.
Numa primeira fase os alunos observaram o monstro principal que estava ilustrado na ficha de trabalho e tiveram de lhe dar um nome. Posteriormente, a cada grupo foi distribuído um espelho.
Seguidamente, foi proposto aos alunos que, com o auxílio do espelho fizessem com que o monstro principal ficasse parecido a outros monstrinhos (imagens obtidas colocando o espelho em cima de diferentes eixos de simetria do monstro principal, o que fazia com que se obtivessem os monstrinhos). Depois de alguns minutos de tentativa, alguns alunos descobriram a forma correta de colocar o espelho sobre o monstro para obter a imagem espelhada, semelhante aos monstrinhos representados. No fim, os alunos tiveram de desenhar onde colocaram o espelho (os eixos de simetrias) para visualizarem os monstrinhos.
Na fase final da atividade, propôs-se aos alunos que completassem a montagem de um monstro em cima da mesa, obtendo a sua imagem a partir de um eixo de simetria. Para isso na mesa foi colocada uma fita (eixo de simetria) e de um dos lados da fita montou-se uma imagem com lápis de cor (metade do monstro). Os alunos tiveram de completar com lápis de cor, o outro lado da imagem.
Comentários
Enviar um comentário