Avançar para o conteúdo principal

Dilar - Ativ 5 Volumes

Volumes 

2º ano


 Conteúdo: -  Volume e capacidade: Sólidos equidecomponíveis em cubos de arestas iguais; - Medidas de volume em unidades não convencionais;

 Meta: Medir volumes e capacidades: 1. Reconhecer figuras equidecomponíveis em construções com cubos de arestas iguais. 2. Reconhecer que dois objetos equidecomponíveis têm o mesmo volume. 3. Medir volumes de construções efetuando decomposições em partes geometricamente iguais tomadas como unidade de volume.


Descrição: 1.Os  alunos constroem, livremente, figuras com cubos. 2. Peço que contem o número de cubinhos, da sua figura e comuniquem; observando as diferentes figuras iremos reconhecer que há figuras com formas diferentes, mas com o mesmo volume. 3. Descobrir formas diferentes para arrumar 6 pacotes de leite e refletir sobre a manutenção do volume  4.Construir figuras dado um  volume. 5. Representar, com os cubinhos, figuras desenhadas em papel e contar o seu volume.

   1. Construção livre


 2. Figuras com o mesmo volume




 3. Diferentes formas de arrumar 6 pacotes de leite






4. Construir figuras dado o volume




5. Construir e contar o volume das figuras desenhadas







Reflexão: O conceito de volume é um pouco complexo, exige um certo grau de maturação intelectual, por conseguinte o manuseamento dos cubos de madeira como unidade de volume ajudou na construção deste conceito, pois permitiu a concretização e visualização, além de tornar as atividades mais motivadoras. Foi também motivador o uso dos pacotes de leite como unidade de volume na construção de figuras com o mesmo volume e formas diferentes e permitiu mais uma vez consolidar a noção da conservação do volume, apesar da forma mudar. Na ficha em que tinham que contar o volume das figuras, revelaram ter adquirido o conceito e a maioria conseguiu contar sem ser necessário construir a figura, embora eu lhes pedisse para as construir.

            

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...