Volumes
2º ano
Conteúdo:
- Volume e capacidade: Sólidos
equidecomponíveis em cubos de arestas iguais; - Medidas de volume em unidades
não convencionais;
Meta:
Medir volumes e capacidades: 1. Reconhecer figuras equidecomponíveis em
construções com cubos de arestas iguais. 2. Reconhecer que dois objetos
equidecomponíveis têm o mesmo volume. 3. Medir volumes de construções efetuando
decomposições em partes geometricamente iguais tomadas como unidade de volume.
Descrição: 1.Os alunos constroem, livremente, figuras com
cubos. 2. Peço que contem o número
de cubinhos, da sua figura e comuniquem; observando as diferentes figuras
iremos reconhecer que há figuras com formas diferentes, mas com o mesmo volume.
3. Descobrir formas diferentes para
arrumar 6 pacotes de leite e refletir sobre a manutenção do volume 4.Construir
figuras dado um volume. 5. Representar, com os cubinhos,
figuras desenhadas em papel e contar o seu volume.
1. Construção livre
2. Figuras com o mesmo volume
3. Diferentes formas de arrumar 6 pacotes de leite
4. Construir figuras dado o volume
5. Construir e contar o volume das figuras desenhadas
Reflexão: O conceito de
volume é um pouco complexo, exige um certo grau de maturação intelectual, por
conseguinte o manuseamento dos cubos de madeira como unidade de volume ajudou
na construção deste conceito, pois permitiu a concretização e visualização, além
de tornar as atividades mais motivadoras. Foi também motivador o uso dos
pacotes de leite como unidade de volume na construção de figuras com o mesmo
volume e formas diferentes e permitiu mais uma vez consolidar a noção da
conservação do volume, apesar da forma mudar. Na ficha em que tinham que contar
o volume das figuras, revelaram ter adquirido o conceito e a maioria conseguiu
contar sem ser necessário construir a figura, embora eu lhes pedisse para as construir.
Comentários
Enviar um comentário