Avançar para o conteúdo principal

Socrative

 Título:  
Construir um questionário.

Descrição geral: 
Os alunos fazem grupos de 2;
No computador, acedem ao https://www.socrative.com/;
Iniciam um Quiz;
Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta;
Registam as questões. 
Ideias para recursos úteis:
Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar.



Motivação para os alunos:

Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas;
Os resultados são analisados pelos pares.
Preparar:
Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática;
Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet;
Preparar as questões e registar as respostas.

Inspirar: 

Os alunos estão no papel do professor;
As respostas são dadas pelos elementos dos outros grupos.
Orientar: 
Incentivar os alunos a procurarem diferentes fontes de informação;
Incentivar os alunos a elaborarem questões interessantes.
Avaliar:
Apresentar os resultados à turma.

Resultado final:

Comparar os resultados de cada grupo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...