Nome da atividade: “Quem sou eu?” - Quadriláteros
Ano de escolaridade: 3.º / 4.º
Materiais: - Conjunto de
quadriláteros;
- Verificador de ângulos retos (círculo
dobrado em 4);
- Lápis;
- Quadro de giz;
- Quadro interativo.
Conteúdos: Geometria e Medida –
Figuras Geométricas
- Comparação das amplitudes de ângulos;
-
Ângulos retos, agudos e obtusos;
- Retângulos
como quadriláteros de ângulos retos;
-
Polígonos regulares.
Metas: Geometria e Medida - Figuras geométricas
- Identificar e comparar ângulos;
- Reconhecer propriedades geométricas.
Descrição e reflexão:
Esta atividade começa com a
pergunta “O que são quadriláteros?”, ao que muitos alunos responderam “figura
com quatro lados”, então desenho uma coisa deste género
E questiono se este seria,
mas a resposta foi quase automática “tem de estar ligado”, então desenho
Esta imagem gera alguma
controvérsia, uns dizem que sim, outros dizem que não, justificando que os
lados “não podem cruzar-se”. Após alguma discussão chegamos à conclusão de que
são dois triângulos e que o desenho não pode ser considerado um quadrilátero.
E os alunos dizem “tem de
estar fechado!”. Então, finalmente, completo a imagem acima e os alunos afirmam
que aquele é um quadrilátero.
O passo seguinte foi
relembrar a definição de quadrilátero e nomear alguns dos quadriláteros “especiais”
que conheciam e quais as suas características. Completámos o esquema no quadro
interativo.
A atividade prosseguiu com a
distribuição de um conjunto de quadriláteros por aluno e a explicação das
regras do jogo, em que um aluno escolheria um quadrilátero e os outros
colocariam questões para descobrir qual era o escolhido, sem nunca dizerem o
nome dele, obtendo apenas a resposta SIM ou NÃO.
Alguns alunos ficaram sem
saber o que haveriam de questionar, mas após ser feito o paralelismo com o jogo
“Quem é quem?”, houve logo exemplos de perguntas. A turma chegou à conclusão de
que a amplitude dos ângulos seria uma característica pertinente, assim, antes
de começar a jogar, optou por verificar quais eram ângulos retos e marcá-los.
Ao longo do jogo, os alunos aperceberam-se que existiam questões que eliminavam um maior número de peças do que outras e que essas deveriam ser feitas em primeiro lugar.
Esta atividade poderia evoluir para o trabalho com diagramas de Venn, reforçando as características distintivas dos vários tipos de quadriláteros.
Ao longo do jogo, os alunos aperceberam-se que existiam questões que eliminavam um maior número de peças do que outras e que essas deveriam ser feitas em primeiro lugar.
Esta atividade poderia evoluir para o trabalho com diagramas de Venn, reforçando as características distintivas dos vários tipos de quadriláteros.
Numa próxima aplicação desta
atividade talvez opte por fazer o jogo primeiro, de modo a perceber o que ainda
recordam e só depois fazer a sistematização das características dos quadriláteros,
com o preenchimento do esquema.
Este jogo poderá também ser aplicado aos sólidos geométricos, para revisão dos mesmos e dos conceitos que lhes estão associados.
Este jogo poderá também ser aplicado aos sólidos geométricos, para revisão dos mesmos e dos conceitos que lhes estão associados.
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