Avançar para o conteúdo principal

Patrícia - Atividade 2 - "Quem sou eu?" - Quadriláteros

Nome da atividade: “Quem sou eu?” - Quadriláteros

Ano de escolaridade: 3.º / 4.º

Materiais: - Conjunto de quadriláteros;
                  - Verificador de ângulos retos (círculo dobrado em 4);
                  - Lápis;
                  - Quadro de giz;
                  - Quadro interativo.

Conteúdos: Geometria e Medida – Figuras Geométricas
- Comparação das amplitudes de ângulos;
- Ângulos retos, agudos e obtusos;
- Retângulos como quadriláteros de ângulos retos;
- Polígonos regulares.

Metas: Geometria e Medida - Figuras geométricas
- Identificar e comparar ângulos;
- Reconhecer propriedades geométricas.






Descrição e reflexão:
Esta atividade começa com a pergunta “O que são quadriláteros?”, ao que muitos alunos responderam “figura com quatro lados”, então desenho uma coisa deste género                  
E questiono se este seria, mas a resposta foi quase automática “tem de estar ligado”, então desenho 
Esta imagem gera alguma controvérsia, uns dizem que sim, outros dizem que não, justificando que os lados “não podem cruzar-se”. Após alguma discussão chegamos à conclusão de que são dois triângulos e que o desenho não pode ser considerado um quadrilátero.
Logo em seguida desenho



E os alunos dizem “tem de estar fechado!”. Então, finalmente, completo a imagem acima e os alunos afirmam que aquele é um quadrilátero.
O passo seguinte foi relembrar a definição de quadrilátero e nomear alguns dos quadriláteros “especiais” que conheciam e quais as suas características. Completámos o esquema no quadro interativo.
A atividade prosseguiu com a distribuição de um conjunto de quadriláteros por aluno e a explicação das regras do jogo, em que um aluno escolheria um quadrilátero e os outros colocariam questões para descobrir qual era o escolhido, sem nunca dizerem o nome dele, obtendo apenas a resposta SIM ou NÃO.
Alguns alunos ficaram sem saber o que haveriam de questionar, mas após ser feito o paralelismo com o jogo “Quem é quem?”, houve logo exemplos de perguntas. A turma chegou à conclusão de que a amplitude dos ângulos seria uma característica pertinente, assim, antes de começar a jogar, optou por verificar quais eram ângulos retos e marcá-los.
Ao longo do jogo, os alunos aperceberam-se que existiam questões que eliminavam um maior número de peças do que outras e que essas deveriam ser feitas em primeiro lugar.
Esta atividade poderia evoluir para o trabalho com diagramas de Venn, reforçando as características distintivas dos vários tipos de quadriláteros.
Numa próxima aplicação desta atividade talvez opte por fazer o jogo primeiro, de modo a perceber o que ainda recordam e só depois fazer a sistematização das características dos quadriláteros, com o preenchimento do esquema.
Este jogo poderá também ser aplicado aos sólidos geométricos, para revisão dos mesmos e dos conceitos que lhes estão associados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...