Avançar para o conteúdo principal

Rosa - Atividade planificada por outro formando - Kandinsky


Composição geométrica com blocos lógicos 


 Kandinsky


4º ano


Objetivo:

Reconhecer e identificar figuras geométricas.
Identificar figuras geométricas numa composição geométrica.
Utilizar blocos lógicos para desenhar figuras geométricas.
Elaborar composições geométricas com sobreposição de figuras geométricas.


Conteúdos:

Geometria e medida.


Descrição:


Os alunos visualizam várias obras de arte do pintor Kandinsky e através da observação das suas obras (pinturas) e identificam figuras geométricas nelas usadas.










Os alunos manuseiam os blocos lógicos e recordam as figuras geométricas.


De seguida realizam uma ficha de trabalho com duas partes: 1ª parte: para identificar e escrever o nome das figuras geométricas que encontram na Composição 1 (obra de Kandinsky).


Na 2ª parte: elaborar uma composição geométrica criativa e original (Composição 2) à semelhança da obra da Composição 1 (obras de Kandinsky) desenhando, as figuras geométricas através do contorno dos blocos lógicos. Depois pintar com lápis de cor ou canetas de feltro e contornar as figuras com caneta de feltro e com a ajuda da régua e do esquadro.






No final é feita uma avaliação conjunta corrigindo a ficha e verificando se os alunos cumpriram o que foi pedido na 2ª parte.

Exposição de trabalhos.


Materiais:

Imagens de Kandinsky (Powerpoint); blocos lógicos; ficha de trabalho (folha A3); lápis de carvão; afia; lápis de cor; borracha; canetas de feltro; régua e esquadro.

Reflexão:


O conhecimento da obra de Kandinsky foi muito empolgante para os alunos. Os alunos ficaram maravilhados e foi um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento da atividade.

Os alunos utilizaram de forma criativa e original os blocos lógicos para a construção de figuras; objetos; animais; pessoas e de todos os elementos necessários na criação da sua composição à semelhança de Kandinsky. Pintaram e contornaram a seu gosto e se necessário com a opinião da professora.  De salientar que os alunos não utilizaram em todos os elementos/pormenores da sua composição os blocos lógicos porque estavam a ser utilizados pelos seus colegas (devido à falta de blocos lógicos), no entanto, não impediu a realização da atividade, apenas e a meu ver a dificultou, o que foi bom. Apenas um aluno não terminou a atividade.

A utilização dos blocos lógicos no desenho da composição geométrica criativa possibilitou aos alunos recordarem as figuras geométricas, e a possibilidade de desenhar no papel, numa composição a seu gosto, simetrias de figuras geométricas.

Sendo esta uma atividade com o objetivo de utilização dos blocos lógicos na disciplina de Matemática, ela está interligada com a disciplina de Expressão Plástica (interdisciplinaridade), o que a torna ainda mais atrativa e o que levou à conclusão de que a Matemática está em todo o lado, em tudo o que nos rodeia, em tudo o que fazemos diariamente e não nos damos conta que estamos a utilizar a Matemática. Facto que ainda foi mais empolgante na realização da tarefa. 

Conclusões: A Matemática é Arte e a Arte é Matemática. A matemática está em tudo o que nos rodeia/em todo o lado.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...