Composição geométrica com blocos lógicos
Kandinsky
4º
ano
Objetivo:
Reconhecer e identificar
figuras geométricas.
Identificar
figuras geométricas numa composição geométrica.
Utilizar blocos
lógicos para desenhar figuras geométricas.
Elaborar
composições geométricas com sobreposição de figuras geométricas.
Conteúdos:
Geometria e
medida.
Descrição:
Os alunos visualizam várias obras de arte do pintor Kandinsky
e através da observação das suas obras (pinturas) e identificam figuras
geométricas nelas usadas.
Os alunos manuseiam os blocos lógicos e recordam as figuras
geométricas.
De seguida realizam uma ficha de trabalho com duas partes: 1ª
parte: para identificar e escrever o nome das figuras geométricas que encontram
na Composição 1 (obra de Kandinsky).
Na 2ª parte: elaborar uma composição geométrica criativa e
original (Composição 2) à semelhança da obra da Composição 1 (obras de Kandinsky) desenhando, as figuras
geométricas através do contorno dos blocos lógicos. Depois pintar com lápis de
cor ou canetas de feltro e contornar as figuras com caneta de feltro e com a
ajuda da régua e do esquadro.
No final é feita uma avaliação conjunta corrigindo a ficha e verificando
se os alunos cumpriram o que foi pedido na 2ª parte.
Exposição de trabalhos.
Materiais:
Imagens de Kandinsky (Powerpoint); blocos lógicos; ficha de
trabalho (folha A3); lápis de carvão; afia; lápis de cor; borracha; canetas de
feltro; régua e esquadro.
Reflexão:
O conhecimento da obra de Kandinsky foi muito empolgante para
os alunos. Os alunos ficaram maravilhados e foi um ótimo ponto de partida para
o desenvolvimento da atividade.
Os alunos utilizaram de forma criativa e original os blocos
lógicos para a construção de figuras; objetos; animais; pessoas e de todos os
elementos necessários na criação da sua composição à semelhança de Kandinsky. Pintaram e contornaram a
seu gosto e se necessário com a opinião da professora. De salientar que os alunos não utilizaram em todos os elementos/pormenores
da sua composição os blocos lógicos porque estavam a ser utilizados pelos seus
colegas (devido à falta de blocos lógicos), no entanto, não impediu a
realização da atividade, apenas e a meu ver a dificultou, o que foi bom. Apenas um aluno não terminou a atividade.
A utilização dos blocos lógicos no desenho da composição
geométrica criativa possibilitou aos alunos recordarem as figuras geométricas,
e a possibilidade de desenhar no papel, numa composição a seu gosto, simetrias
de figuras geométricas.
Sendo esta uma atividade com o objetivo de utilização dos
blocos lógicos na disciplina de Matemática, ela está interligada com a
disciplina de Expressão Plástica (interdisciplinaridade), o que a torna ainda
mais atrativa e o que levou à conclusão de que a Matemática está em todo o lado,
em tudo o que nos rodeia, em tudo o que fazemos diariamente e não nos damos
conta que estamos a utilizar a Matemática. Facto que ainda foi mais empolgante na
realização da tarefa.
Conclusões: A Matemática é Arte e a Arte é Matemática. A
matemática está em tudo o que nos rodeia/em todo o lado.
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