Problema de lógica
Teste de QI de Albert Einstein
4º ano
Objetivo:
Diz-se
que o físico Albert Einstein criou, no século passado, um teste de Q.I (teste
de raciocínio lógico) e que afirmou que 98% da população mundial não seria
capaz de resolvê-lo.
Talvez
seja muito ambicioso querer que crianças tão jovens, de tão “tenra idade” - crianças
de 9/10 anos – crianças do 1º Ciclo do 4º ano) consigam descobrir/chegar à
resposta/solução deste desafio a que sabemos, segundo Albert Einstein afirmou,
só 2% da população mundial seria capaz de resolvê-lo. Mas, o meu objetivo foi
colocar os meus alunos a pensar, a tentar descobrir o que à partida lhes será
difícil de resolver. E foi também sabendo que seria difícil que os meus alunos
se entregaram à resolução deste problema. Sabendo ainda que sendo um problema
de lógica lhes iria estimular o raciocínio e que seria uma atividade interessante
e bastante desafiante. E você, consegue?
Descrição:
1ª aula
Agrupam-se as crianças em grupos de dois ou três elementos, ao
critério da professora ou consoante o critério das crianças. Assim o teste QI não
será atribuível a uma pessoa/criança, mas sim a um grupo, uma vez que não é este
o objetivo do desafio.
Faz-se a distribuição da ficha de trabalho fotocopiada e
explica-se que é um desafio, um teste de lógica, de raciocínio lógico, criado por Albert Einstein, a que chamou Teste
de QI abreviatura de - Quociente
de inteligência que é um valor obtido por meio de testes desenvolvidos
para avaliar as capacidades cognitivas (inteligência) de um sujeito/pessoa.
Mas, explica-se que o objetivo não é medir o QI, o objetivo é apenas o de os fazer
pensar, é um desafio.
Os alunos tentam resolver o problema de lógica. A professora vai
verificando e mostrando aos grupos onde está o erro, ao analisar com eles a sua
resolução.
De salientar que as crianças tiveram de fazer
todo o raciocínio apenas com papel, lápis e borracha. Não lhes foi dado
qualquer ponto de partida como acontece no site, no jogo, onde já temos as
casas e as opções e é apenas clicar e ir tentando resolver, por tentativa e
erro, o que é seguramente, muito mais fácil de solucionar, e de chegar ao
resultado. Apenas necessita de apagar a opção, e de clicar noutra opção. Não
tem de apagar e refazer…
2ª aula
Resolução do teste com a ajuda do site: https://www.youtube.com/watch?v=eqXUzv6x_d8
e análise dos resultados.
Os alunos fazem a avaliação oral da atividade.
Materiais:
Ficha
de trabalho fotocopiada; lápis, borracha, afia, lápis de cor ou canetas de
feltro, quadro interativo e computador com acesso à Internet.
Reflexão:
Sublinhando que a ideia da realização desta atividade não tem o
objetivo de medir a inteligência de alguém porque
também não é tão simples assim e que provavelmente o valor
não dirá tanto assim sobre a nossa inteligência,… a sua correção/análise levou
a verificar que 4 grupos conseguiram chegar à solução, o que num universo de 25
alunos e com idades entre 9/10 anos é muito bom.
As crianças/alunos ficaram muito interessados em
encontrar a solução/resposta do desafio e ficaram ainda mais felizes por saber
que conseguiram ou que alguém na sala conseguiu.
Gostaram de resolver o desafio em grupo, na internet
e prontificaram-se a ir resolvê-lo novamente sozinhos em casa, o que é bom uma
vez que ao fazê-lo estão a desenvolver o seu raciocínio lógico.
A solução é a seguinte:
Uma hipótese de resolução segundo:
1a. Fase:
Comece com o desenho de cinco casas, e cada casa com cinco espaços (um para cada característica), agora leia atentamente e veja as dicas que se enquadram direto, sem pensar muito. Estas dicas são a 8, 9 e 14, escreva cada característica dada no seu respectivo local! Assim temos:
Comece com o desenho de cinco casas, e cada casa com cinco espaços (um para cada característica), agora leia atentamente e veja as dicas que se enquadram direto, sem pensar muito. Estas dicas são a 8, 9 e 14, escreva cada característica dada no seu respectivo local! Assim temos:
2a. Fase:
Agora devemos olhar cada dica e ver as possibilidades erradas
A- Pela dica 4 a casa VERDE só pode ser a casa 3 ou 4 (pois ela estando à esquerda da branca, não pode ser a 1, a 2 já tem cor e a 5 não tem casa á sua esquerda).
B- Pela dica 5 vemos que a casa VERDE com CAFÉ só pode ser na casa 1, 4 ou 5 (pois as outras já têm cor ou bebida).
C- Agora juntando as dicas A e B, concluímos que a casa VERDE com CAFÉ é a 4, e conseqüentemente a BRANCA é a casa 5 (Dica 4)
D- Pela dica 1 o INGLÊS com a casa VERMELHA só pode ser a casa 3 (pois as outras já têm nacionalidade ou cor).
E- Na dica 7 o desafio fala de casa amarela, e como ainda não usamos a cor AMARELA, e somente a primeira está sem cor, então a casa 1 é a casa AMARELA e fuma DUNHILL.
F- Na dica 11 concluímos que a casa 2 cria CAVALOS.
A- Pela dica 4 a casa VERDE só pode ser a casa 3 ou 4 (pois ela estando à esquerda da branca, não pode ser a 1, a 2 já tem cor e a 5 não tem casa á sua esquerda).
B- Pela dica 5 vemos que a casa VERDE com CAFÉ só pode ser na casa 1, 4 ou 5 (pois as outras já têm cor ou bebida).
C- Agora juntando as dicas A e B, concluímos que a casa VERDE com CAFÉ é a 4, e conseqüentemente a BRANCA é a casa 5 (Dica 4)
D- Pela dica 1 o INGLÊS com a casa VERMELHA só pode ser a casa 3 (pois as outras já têm nacionalidade ou cor).
E- Na dica 7 o desafio fala de casa amarela, e como ainda não usamos a cor AMARELA, e somente a primeira está sem cor, então a casa 1 é a casa AMARELA e fuma DUNHILL.
F- Na dica 11 concluímos que a casa 2 cria CAVALOS.
Até agora temos
3a. Fase:
G- Pronto, as possibilidades ditas “BARBADAS” já se esgotaram, devemos agora analisar TODAS dicas e ir anotando as possíveis possibilidades das características que faltam de cada casa.
H- A dica 2 diz que o SUECO tem CACHORROS, portanto só podem estar nas casas 4 ou 5 (pois as outras já têm nacionalidade ou animal)
I- Pela dica 3 o DINAMARQUÊS com o CHÁ só pode estar na casa 2 ou 5.
J- Pela dica 6 a pessoa que fuma PALL MALL cria pássaros, só podendo estar na casa 4 ou 5.
K- Colocamos BLENDS em todas casas sem cigarro até o momento e pela dica 10 colocamos gatos em todos vizinhos dos possíveis fumantes de blends.
l- Pela dica 12, só pode fumar BLUEMASTER e beber CERVEJA a casa 2 ou 5.
J- Pela dica 13 só temos a casa 2, 4 ou 5 para o ALEMÃO que fuma PRINCE.
K- Pela dica 15 colocamos ÁGUA nas casas 1, 2 e 5.
Fazendo todas estas anotações ficamos com o seguinte esquema:
G- Pronto, as possibilidades ditas “BARBADAS” já se esgotaram, devemos agora analisar TODAS dicas e ir anotando as possíveis possibilidades das características que faltam de cada casa.
H- A dica 2 diz que o SUECO tem CACHORROS, portanto só podem estar nas casas 4 ou 5 (pois as outras já têm nacionalidade ou animal)
I- Pela dica 3 o DINAMARQUÊS com o CHÁ só pode estar na casa 2 ou 5.
J- Pela dica 6 a pessoa que fuma PALL MALL cria pássaros, só podendo estar na casa 4 ou 5.
K- Colocamos BLENDS em todas casas sem cigarro até o momento e pela dica 10 colocamos gatos em todos vizinhos dos possíveis fumantes de blends.
l- Pela dica 12, só pode fumar BLUEMASTER e beber CERVEJA a casa 2 ou 5.
J- Pela dica 13 só temos a casa 2, 4 ou 5 para o ALEMÃO que fuma PRINCE.
K- Pela dica 15 colocamos ÁGUA nas casas 1, 2 e 5.
Fazendo todas estas anotações ficamos com o seguinte esquema:
4a. Fase:
L- Agora olhamos para casa 1 e vemos que as únicas possibilidades de bebida e animal para ela é ÁGUA e GATOS, portanto a casa 1 bebe água e cria gatos.
M- Pela dica 15 a casa 2 fuma BLEND’S
N- Pela dica 13 a casa 2 não pode ser do alemão, pois o proprietário desta casa fuma blend’s, então a casa 2 é do DINAMARQUÊS.
O- Pela dica 3 a casa 2 bebe CHÁ.
P- Novamente por exclusão, verificamos que a casa 5 só pode beber CERVEJA, portanto também fuma BLUEMASTER (dica 12)
Q- Também por exclusão, a única casa que pode fumar PALL MALL é a 3.
R- Pela dica 6 a casa 3 cria PÁSSAROS.
S- Pela dica 13 a casa 4 é do ALEMÃO e fuma PRINCE.
T- Por exclusão a casa 5 é do SUECO
U- Pela dica 2 a casa 5 cria CACHORROS.
Com todos estes raciocínios, ficamos com a seguinte tabela:
L- Agora olhamos para casa 1 e vemos que as únicas possibilidades de bebida e animal para ela é ÁGUA e GATOS, portanto a casa 1 bebe água e cria gatos.
M- Pela dica 15 a casa 2 fuma BLEND’S
N- Pela dica 13 a casa 2 não pode ser do alemão, pois o proprietário desta casa fuma blend’s, então a casa 2 é do DINAMARQUÊS.
O- Pela dica 3 a casa 2 bebe CHÁ.
P- Novamente por exclusão, verificamos que a casa 5 só pode beber CERVEJA, portanto também fuma BLUEMASTER (dica 12)
Q- Também por exclusão, a única casa que pode fumar PALL MALL é a 3.
R- Pela dica 6 a casa 3 cria PÁSSAROS.
S- Pela dica 13 a casa 4 é do ALEMÃO e fuma PRINCE.
T- Por exclusão a casa 5 é do SUECO
U- Pela dica 2 a casa 5 cria CACHORROS.
Com todos estes raciocínios, ficamos com a seguinte tabela:
Resposta final:
Portanto, a única casa que pode ter PEIXES é a casa 4, pois não tem nenhum animal de estimação!!!
Portanto, a única casa que pode ter PEIXES é a casa 4, pois não tem nenhum animal de estimação!!!
Boa sorte?!...
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