Avançar para o conteúdo principal

Rosa - Problema de lógica: Teste de QI de Albert Einstein

Problema de lógica

Teste de QI de Albert Einstein

4º ano



Objetivo:

Diz-se que o físico Albert Einstein criou, no século passado, um teste de Q.I (teste de raciocínio lógico) e que afirmou que 98% da população mundial não seria capaz de resolvê-lo.
Talvez seja muito ambicioso querer que crianças tão jovens, de tão “tenra idade” - crianças de 9/10 anos – crianças do 1º Ciclo do 4º ano) consigam descobrir/chegar à resposta/solução deste desafio a que sabemos, segundo Albert Einstein afirmou, só 2% da população mundial seria capaz de resolvê-lo. Mas, o meu objetivo foi colocar os meus alunos a pensar, a tentar descobrir o que à partida lhes será difícil de resolver. E foi também sabendo que seria difícil que os meus alunos se entregaram à resolução deste problema. Sabendo ainda que sendo um problema de lógica lhes iria estimular o raciocínio e que seria uma atividade interessante e bastante desafiante. E você, consegue?


Descrição:

1ª aula

Agrupam-se as crianças em grupos de dois ou três elementos, ao critério da professora ou consoante o critério das crianças. Assim o teste QI não será atribuível a uma pessoa/criança, mas sim a um grupo, uma vez que não é este o objetivo do desafio.
Faz-se a distribuição da ficha de trabalho fotocopiada e explica-se que é um desafio, um teste de lógica, de raciocínio lógico, criado por Albert Einstein, a que chamou Teste de QI abreviatura de - Quociente de inteligência  que é um valor obtido por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas (inteligência) de um sujeito/pessoa. Mas, explica-se que o objetivo não é medir o QI, o objetivo é apenas o de os fazer pensar, é um desafio.
Os alunos tentam resolver o problema de lógica. A professora vai verificando e mostrando aos grupos onde está o erro, ao analisar com eles a sua resolução.
De salientar que as crianças tiveram de fazer todo o raciocínio apenas com papel, lápis e borracha. Não lhes foi dado qualquer ponto de partida como acontece no site, no jogo, onde já temos as casas e as opções e é apenas clicar e ir tentando resolver, por tentativa e erro, o que é seguramente, muito mais fácil de solucionar, e de chegar ao resultado. Apenas necessita de apagar a opção, e de clicar noutra opção. Não tem de apagar e refazer…

2ª aula

Resolução do teste com a ajuda do site: https://www.youtube.com/watch?v=eqXUzv6x_d8 e análise dos resultados.
Os alunos fazem a avaliação oral da atividade.



Materiais:

Ficha de trabalho fotocopiada; lápis, borracha, afia, lápis de cor ou canetas de feltro, quadro interativo e computador com acesso à Internet.


Reflexão:

Sublinhando que a ideia da realização desta atividade não tem o objetivo de medir a inteligência de alguém porque também não é tão simples assim e que provavelmente o valor não dirá tanto assim sobre a nossa inteligência,… a sua correção/análise levou a verificar que 4 grupos conseguiram chegar à solução, o que num universo de 25 alunos e com idades entre 9/10 anos é muito bom. 
As crianças/alunos ficaram muito interessados em encontrar a solução/resposta do desafio e ficaram ainda mais felizes por saber que conseguiram ou que alguém na sala conseguiu.
Gostaram de resolver o desafio em grupo, na internet e prontificaram-se a ir resolvê-lo novamente sozinhos em casa, o que é bom uma vez que ao fazê-lo estão a desenvolver o seu raciocínio lógico.
A solução é a seguinte:


Uma hipótese de resolução segundo:

1a. Fase:
Comece com o desenho de cinco casas, e cada casa com cinco espaços (um para cada característica), agora leia atentamente e veja as dicas que se enquadram direto, sem pensar muito. Estas dicas são a 8, 9 e 14, escreva cada característica dada no seu respectivo local! Assim temos:


2a. Fase:
Agora devemos olhar cada dica e ver as possibilidades erradas
A- Pela dica 4 a casa VERDE só pode ser a casa 3 ou 4 (pois ela estando à esquerda da branca, não pode ser a 1, a 2 já tem cor e a 5 não tem casa á sua esquerda).
B- Pela dica 5 vemos que a casa VERDE com CAFÉ só pode ser na casa 1, 4 ou 5 (pois as outras já têm cor ou bebida).
C- Agora juntando as dicas A e B, concluímos que a casa VERDE com CAFÉ é a 4, e conseqüentemente a BRANCA é a casa 5 (Dica 4)
D- Pela dica 1 o INGLÊS com a casa VERMELHA só pode ser a casa 3 (pois as outras já têm nacionalidade ou cor).
E- Na dica 7 o desafio fala de casa amarela, e como ainda não usamos a cor AMARELA, e somente a primeira está sem cor, então a casa 1 é a casa AMARELA e fuma DUNHILL.
F- Na dica 11 concluímos que a casa 2 cria CAVALOS.

Até agora temos


3a. Fase:
G- Pronto, as possibilidades ditas “BARBADAS” já se esgotaram, devemos agora analisar TODAS dicas e ir anotando as possíveis possibilidades das características que faltam de cada casa.
H- A dica 2 diz que o SUECO tem CACHORROS, portanto só podem estar nas casas 4 ou 5 (pois as outras já têm nacionalidade ou animal)
I- Pela dica 3 o DINAMARQUÊS com o CHÁ só pode estar na casa 2 ou 5.
J- Pela dica 6 a pessoa que fuma PALL MALL cria pássaros, só podendo estar na casa 4 ou 5.
K- Colocamos BLENDS em todas casas sem cigarro até o momento e pela dica 10 colocamos gatos em todos vizinhos dos possíveis fumantes de blends.
l- Pela dica 12, só pode fumar BLUEMASTER e beber CERVEJA a casa 2 ou 5.
J- Pela dica 13 só temos a casa 2, 4 ou 5 para o ALEMÃO que fuma PRINCE.
K- Pela dica 15 colocamos ÁGUA nas casas 1, 2 e 5.
Fazendo todas estas anotações ficamos com o seguinte esquema:


4a. Fase:
L- Agora olhamos para casa 1 e vemos que as únicas possibilidades de bebida e animal para ela é ÁGUA e GATOS, portanto a casa 1 bebe água e cria gatos.
M- Pela dica 15 a casa 2 fuma BLEND’S
N- Pela dica 13 a casa 2 não pode ser do alemão, pois o proprietário desta casa fuma blend’s, então a casa 2 é do DINAMARQUÊS.
O- Pela dica 3 a casa 2 bebe CHÁ.
P- Novamente por exclusão, verificamos que a casa 5 só pode beber CERVEJA, portanto também fuma BLUEMASTER (dica 12)
Q- Também por exclusão, a única casa que pode fumar PALL MALL é a 3.
R- Pela dica 6 a casa 3 cria PÁSSAROS.
S- Pela dica 13 a casa 4 é do ALEMÃO e fuma PRINCE.
T- Por exclusão a casa 5 é do SUECO
U- Pela dica 2 a casa 5 cria CACHORROS.
Com todos estes raciocínios, ficamos com a seguinte tabela:


Resposta final:
Portanto, a única casa que pode ter PEIXES é a casa 4, pois não tem nenhum animal de estimação!!!






Boa sorte?!...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Material Multibásico (MAB)

  Título:    Dividir com o MAB                                                 Descrição geral:   Fazem grupos de 4. Cada grupo tem um conjunto de material multibásico. É apresentada uma divisão e têm de encontrar o resultado através da realização de subtrações sucessivas, com a utilização do material.  Ideias para recursos úteis: O material pode ser utilizado para a realização de todos os cálculos matemáticos. Motivação para os alunos: O material concretiza os passos utilizados durante os cálculos: somas sucessivas, subtrações sucessivas, troca de dezenas por unidades e de centenas por dezenas. O material assume um papel lúdico. Preparar: Proporcionar material suficiente par...

Quadrados de Dominó

  Título:    Construir quadrados cujos lados tenham o mesmo valor Descrição geral:   Os alunos organizam-se em grupos de 4; Recebem uma folha com peças de dominó; Recortam as peças e utilizam-nas de forma livre; Os alunos recebem as seguintes orientações: com 4 peças do dominó devem formar um quadrado. O número de pintas de cada lado do quadrado deve ser igual. Ideias para recursos úteis: Decompor números. Motivação para os alunos: A atividade exige concentração e trabalho em equipa; A tentativa e erro motiva a procura da solução. Preparar: Imprimir o dominó numa folha A3, em papel Cavalinho; Verificar se o dominó tem todas as peças. Inspirar:   Informar que é um desafio; Apelar ao trabalho em equipa; Apresentar uma grelha para registar o número de quadrados que cada grupo conse...

Socrative

  Título:    Construir um questionário. Descrição geral:   Os alunos fazem grupos de 2; No computador, acedem ao https://www.socrative.com/; Iniciam um Quiz; Selecionam o tipo de questão: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; Registam as questões.   Ideias para recursos úteis: Procurar informações nos registos dos cadernos, nos manuais ou em livros da Biblioteca escolar. Motivação para os alunos: Os alunos elaboram um questionário que será respondido pelos colegas; Os resultados são analisados pelos pares. Preparar: Selecionar um tema, neste caso, relacionado com a Matemática; Procurar informação nos registos dos cadernos, nos manuais, em livros ou na Internet; Preparar as questões e registar as respostas. Inspirar:   Os alunos estão no papel d...